A partir de março, a Azul Linhas Aéreas vai suspender os voos no Aeroporto Regional Sul Humberto Bortoluzzi, em Jaguaruna. A decisão foi amparada na baixa demanda de passageiros, em anúncio foi feito nesta sexta-feira (31). Atualmente, a Azul realiza voos diários de Jaguaruna para o Aeroporto de Viracopos, em São Paulo, com saída às 11 horas e com o encerramento das atividades, o aeroporto fica somente com as operações da Latam. "Isso provavelmente vai fazer com que as tarifas aumentem", destaca o Ceo de uma agência de viagens, em Criciúma, Max Amaral.
A retirada dos serviços em Jaguaruna integra o anúncio de o cancelamento de voos em 12 cidades, que em Santa Catarina, atinge também o de Correa Pinto, feitos na semana anterior e uma semana depois da divulgação de uma possível fusão com a Gol.
Em comunicado, a empresa informou que, como parte de um processo normal de ajuste entre oferta e demanda, as operações nas bases da companhia são constantemente reavaliadas. A Azul ainda destacou que os clientes afetados pela suspensão dos voos serão devidamente assistidos, conforme as normas previstas pela Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). "Quem já comprou a sua viagem e vai ser afetado com isso, tem duas opções. Ou a pessoa vai poder remanejar o seu voo para sair de um aeroporto que ela queira, como Florianópolis, Porto Alegre, enfim, qualquer aeroporto, na data que ela queira. Então, digamos, a pessoa pode, por exemplo, marcar um voo para abril, ela pode remarcar para dezembro, no Natal, saindo de Florianópolis. Ela pode fazer isso, a legislação deixa fazer isso ou ela pega o reembolso 100% do valor, então a Azul obrigada a reembolsa-la 100% do valor", explicou Amaral.