Quem passa pela Praça Nereu Ramos vê uma fileira de bagos de Adão distribuídos defronte ao Foto Zappelini. "É uma intervenção artística que a gente bolou para fazer as pessoas pensarem", desafia o empresário e ex-presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Serginho Zappelini. A inspiração veio de uma árvore que estava sendo podada na manhã desta segunda-feira, 19.
"A gente viu a árvore sendo podada, esses frutos estavam no chão. Então recolhemos e fizemos uma linha da vida aqui. Começa com o verde da árvore, enfileiramos os bagos de Adão e fizemos chegar até outra extremidade com o galho seco", explica. "Queremos provocar as pessoas para que pensem mais também na preservação ambiental, no verde que está morrendo, no ciclo da vida, na natureza que estamos deixando para as futuras gerações", comenta.
E há um caráter medicinal também nisso tudo. O bago de Adão é um poderoso remédio contra dores de reumatismo, artrite, artrose e outros males. "As pessoas param aqui, olham, conferem e, quando ficam sabendo o que é, pedem para levar. Já fizemos uma lista de umas vinte pessoas que depois virão buscar aqui na loja", conclui.