Responsável por revelar grandes nomes do tênis, a 53ª edição do Banana Bowl foi um sucesso. O torneio ocorreu, pela sétima vez, nas quadras da Sociedade Recreativa Mampituba, em Criciúma, de 28 de fevereiro até este sábado (11). O evento reuniu atletas de mais de 30 países e os brasileiros estiveram em destaque.
"Encerramos no sábado pela manhã mais uma vez esse evento de sucesso. Conseguimos concluir com méritos um dos cinco maiores eventos do tênis infanto-juvenil do mundo, com a presença de atletas de mais de 30 países como Rússia, Japão, Estados Unidos e Itália", comenta o diretor de Jogos e Raquete do Mampituba, Erik de Brito.
LEIA TAMBÉM:
"Não conseguimos chegar ao título em casa. Estávamos com um atleta brasileiro, o João Fonseca do Rio de Janeiro. Fez uma grande campanha, mas chegou na final e o russo, que era também uma das grandes estrelas do torneio, se consagrou campeão e levou o título", afirma o diretor sobre a categoria 18 anos.
O Brasil finalizou a competição com 100% de aproveitamento nas disputas das chaves de simples dos 14 e 16 anos do Banana Bowl, que ocorreu no Bela Vista Country Club, em Gaspar. "Tivemos grande nomes que vão despontar para o tênis nacional. Essas são as categorias que disputam atletas sul-americanos, então, nós tivemos final entre brasileiros", acrescenta Brito.
Por ser um evento esportivo infantojuvenil, dali saem nomes que, nos próximos anos, serão destaques no Brasil e no mundo. "Temos um futuro promissor no tênis catarinense e no brasileiro, mostrando que estamos no caminho certo. O trabalho de várias mãos está dando certo", enfatiza.
O Banana Bowl é o torneio de tênis mais tradicional da América Latina e é organizado pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e pela Federação Catarinense de Tênis (FCT), com apoio da Prefeitura de Criciúma e da Sociedade Recreativa Mampituba. O torneio tem as chancelas da Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat) e Federação Internacional de Tênis (ITF).
Abaixo, confira os resultados finais do 53º Banana Bowl:
- 18F - Mayu Crossley (JPN) d. Alessandra Teodosescu (ITA) - 6/2 7/6
- 18M - Yaroslav Demin (RUS) d. João Fonseca (BRA) - 6/2 6/2
- 16F - Pietra Rivoli (BRA) [3] d. Victoria Lopez Ocampos (PAR) – 6/2 6/2
- 16M - Pedro Henrique Chabalgoity (BRA) d. João Pedro Bonini (BRA) – 6/4 6/2
- 14F - Nauhany Vitória da Silva (BRA) d. Leticia Bazán (PER) [2] – 6/3 4/6 6/2
- 14M - Luis Augusto Miguel (BRA) [1] d. Lucas Moscatto (BRA) – 6/2 6/3
- 12F - Clara Coura (BRA) d. Kauany Rodrigues (BRA) - 6/0 6/3
- 12M - Nicolas Duarte (BRA) d. Pedro Nastrini (BRA) - 6/4 6/3
- 11M - Mateus Collo (BRA) d. Davih Lichtnow (BRA) - 6/1 6/2
- 10F - Gabriela Rocha (BRA) d. Maya Kern (BRA) - 7/5 6/4
- 10M - Francisco Knibel (BRA) d. Theo Botelho (BRA) - 2/6 6/2 10-4
- 9F - Clara Wirbiski (BRA) d. Liza Peres (BRA) - 4/6 7/5 10-7
- 9M - Pedro Fox (BRA) d. Murilo Vergutz (BRA) - 6/4 7/6
- 8M - Francisco Monte (BRA) d. Arthur Souza (BRA) - 6/3 6/4