As instituições financeiras de todo país não podem dificultar a liberação de crédito ou aumentar os juros durante a pandemia de Covid-19. A decisão foi tomada nesta quarta-feira, 15, pelo juiz Renato Borelli, da 9° Vara Federal Cível de Brasília. A medida vem ao encontro do pedido realizado pelo presidente nacional do PDT, Carlos Lupi.
Clientes de bancos estão encontrando dificuldades para acessar os valores que estavam disponíveis para eles antes do início da crise. De acordo com o consultor Edson Cichella, a decisão é importante, mas é necessário que tenha maior número de detalhes para o resultador ser efetivo. "Ela não traz parâmetros definidos de taxas e concessão de créditos, mas cria um precedente", comentou o consultor.
Ainda segundo Cichella, é iminente que a situação de juros e dificuldade para conseguir crédito antes e depois da chegada da Covid-19 tiveram auemnto. "Deve haver uma coisa mais objetiva neste sentido, neste momento ainda não se tem a efetividade que as empresas precisam", comentou o consultor.