A retomada das exportações de pescado para a União Europeia devem ser retomadas no estado, ao menos é o objetivo de uma parceria envolvendo o Governo de Santa Catarina, o Ministério da Agricultura e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). As embarcações e estabelecimentos que trabalham com pescados receberão um maior controle.
“É mais um exemplo que Santa Catarina vai dar para o país. Essa parceria, com o Ministério da Agricultura, credenciando os técnicos Cidasc para fazer inspeção nos barcos e estabelecimentos de pescados vai agilizar o procedimento”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa.
Os técnicos da Cidasc receberão do Ministério da Agricultura, até o dia 19, um treinamento para realizarem as vistorias. Segundo Sopelsa, as inspeções devem começar no dia 20. Aproximadamente 10% da produção de pescados no estado é exportada para a Europa.
“O estado de Santa Catarina é o maior exportador de pescados do país. No ano passado foram 29 milhões de dólares exportados, quase 3 milhões para a Europa”, garantiu o secretário.
A certificação da Cidasc é válida em todo o Brasil, podendo inclusive fiscalizar barcos de outros estados. As mudanças nos órgãos que controlam a pesca dificultam a adequação às normas internacionais.
“Houve algum equívoco nessa parte do Ministério da Pesca ser instinto. Faz algum tempo que a União Europeia levanta alguns questionamentos, de quem preza pela qualidade”, finalizou Sopelsa.