Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Barragem ganha 1,3 metro de água na última semana

Situação, antes delicada, já está mais confortável, apesar de ainda mais de dois metros abaixo do nível considerado normal

Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 21/10/2019 - 16:10 Atualizado em 21/10/2019 - 16:13
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A situação crítica da barragem do Rio São Bento foi parcialmente contornada nesta última semana. Com as chuvas que caíram na região, o nível de água subiu mais de 1,3 metro e, durante o fim de semana, inclusive foi aumentado o abastecimento aos rizicultores. 

De acordo com o chefe da Casan de Criciúma, Jaison Speck, a barragem está atualmente 4,3 metros abaixo do nível de vertimento - chegou a estar 5,8 metros no começo da semana passada. Apesar da melhora significativa, ainda está abaixo da situação considerada normal, que é de 2 metros abaixo do vertimento, que é o nível de transborde da barragem.

"É bom a gente manter a situação de precaução com relação ao uso racional da água, mas está subindo consideravelmente. Continua a previsão de chuva para esta segunda e também para a terça-feira, de 5 a 10 milímetros, depois vem um período de seca, mas na semana que vem deve voltar a chover. Se mantiver assim, estará numa situação confortável", afirma Jaison.

Outra situação que gera otimismo é a umidade do solo, que aumentou consideravelmente nos últimos dias. Assim, a água da chuva ganha maior escoamento, chegando até os rios e, consequentemente, até a barragem. Antes, com o solo seco, era necessária uma maior quantidade de chuva para aumentar o nível de reservação.

Foi contabilizada na área da barragem uma chuva de 86 milímetros, desde a semana passada até esta segunda-feira. "Neste fim de semana, já liberamos mais água para os rizicultores, antes estava com uma vazão bem restritiva", finalizou Jaison.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito