No momento de insegurança do mercado financeiro, em que a única certeza é a volatividade, o barril de petróleo atingiu um patamar histórico na manhã desta quarta-feira, 15. O barril chegou a ser negociado abaixo dos US$ 20, algo que não ocorria desde 2002.
O mercado não está acreditando no acordo firmado entre os princiapais países exportadores de petróleo, realizado no domingo, 12. "Estão massacrando o petróleo. A fraca demanda e também a falta de consenso e confiança no acordo com foi feito tem feito o petróleo ser patrolado de novo", explicou o economista Lucas Rocco.
Se a baixa permanecer, pode atingir o preço do combustível no Brasil. Principalmente a gasolina. Um fator que pode impedir que a redução seja no mesmo tamanho, é o valor do dólar, que opera na casa dos R$ 5,26.
Uma serie de fatores podem ser citados para explicar a grande queda. A baixa procura na produção de combustível, principalmente, por conta do período de quarentena aplicado em boa parte dos países do globo. "Isso tem feito com que ouro, prata, commodities sigam caindo", comentou Rocco.