Um dos maiores benefícios da atividade física é a promoção da saúde e bem-estar. O Som Maior Esportes desta quarta-feira (25) foi especial sobre o 1º Desafio Unesc de Beach Tennis, que ocorre nesta sexta-feira (27) e sábado (28), no Balneário Rincão.
O programa recebeu a chefe de gabinete e coordenadora do Desafio de Beach Tennis, Suelen Rosa Biz; a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Gisele Silveira Coelho Lopes; o atleta e professor de Beach Tennis, egresso da Unesc, João Anníbal; e o coordenador do curso de Educação Física da Unesc, Joni Márcio.
Assista a transmissão:
[o texto continua após o vídeo]
De acordo com Suelen, o torneio tem tudo a ver com os objetivos da universidade: promover o esporte e, através dele, a saúde e o bem-estar. "A Unesc tem como uma de suas bandeiras o incentivo ao esporte. Este ano, como também comemoramos o aniversário de 55 anos da Instituição, resolvemos iniciar as comemorações com um evento esportivo de beach tennis para presentear toda a comunidade", explica.
"A universidade é um universo de conexões. Hoje, nós estamos nessa mesa multi, onde nós temos o coordenador do curso de Educação Física e profissionais do mercado expressando as suas competências para contribuir para a qualidade de vida das pessoas, a instituição tem essa mesma função", complementa Gisele.
O beach tennis surgiu como modalidade esportiva no fim da década de 1980, na Itália, chegou ao Brasil em 2008. Em Criciúma, especificamente, se tornou mais popular a partir de 2016. "No início, éramos cinco, seis pessoas praticando. Principalmente no período pré e durante a pandemia, ele acabou tomando uma proporção gigantesca porque as pessoas começaram a perceber os benefícios, especialmente, pela comunidade que gera", afirma o atleta e professor João Anníbal.
Um esporte para todos
Qualquer pessoa está apta a praticar a modalidade, desde crianças até idosos. Por isso, é considerado democrático e inclusivo. "Em campeonatos, observamos pais e filhos praticando, casais jogando juntos. Qual outro esporte proporciona isso?", questiona João.
LEIA MAIS:
Beach tennis: Democrático e inclusivo, esporte é aliado da saúde e do bem-estar
"A maioria dos esportes apresentam alguns entraves. Por exemplo, no futebol tem que ter habilidade. No vôlei, você tem o tempo de reação que é muito rápido. O beach tennis também tem um pouquinho dessas dificuldades, mas tem facilidades. Dentro do nível de quem está aprendendo, o jogo fica igualitário", enfatiza Joni Márcio, coordenador do curso de Educação Física da Unesc.