Enrico, nascido no dia 09 de abril, hoje com 40 dias. Bebê que chegou para deixar a vida da família de Tubarão ainda mais feliz e com uma peculiaridade: imune à Covid-19. A mãe, Talita Menegali Izidro, de 33 anos, que é médica, conta que ele realizou o teste assim que nasceu e apresentou imunidade à doença. Durante a gestação, ela recebeu as duas doses da vacina CoronaVac. “Não tive medo algum, pois como médica estava na linha de frente e a vacina traria muitos mais benefícios. Eu tomei em fevereiro, quando estava com 34 semanas de gravidez e após 15 dias a segunda dose, em uma decisão conjunta com meu obstetra, Dr. Otto já que a CoronaVac, por ser vírus inativado, a princípio teria riscos mínimos apesar de ainda não ter tido estudo", relata.
A possibilidade de Enrico nascer imune já era de conehcimento de Taita. “Saberíamos dessa possibilidade de imunização do bebê. Agora não sabemos até quando esta imunização estará presente, realizarei o exame novamente com três e seis meses até porque estou em aleitamento materno exclusivo, tendo a possibilidade de continuar transmitindo anticorpos. Meu obstetra foi fundamental na decisão e me deixou supertranquila. Ficamos felizes e emocionados com a imunização dele e que sirva de incentivo à outras gestantes. Um dose de esperança a todos", fala.
Ela atua como clínica geral na unidade de saúde de saúde do bairro Morrotes, em Tubarão e engravidou enquanto atuava na linha de frente contra o coronavírus. "Na época o Ministério da Saúde recomendava que as gestantes só poderiam tomar se tivessem com atestado recomendando e se tivesse na linha de frente como aconteceu comigo”, recorda.
Além de Enrico, Talita é mãe de uma menina de seis anos de idade.
Confira o depoimento da mãe de Enrico, Talita Menegali Izidro: