Fazer um tour pela Europa já não é mais algo tão incomum para parte dos brasileiros, que se programa completamente para conhecer cada pedacinho dos maiores países que ficam para lá do Oceano. No Fica a Dica desta sexta-feira, 22, Marcelo Zarur trouxe uma cidade indispensável para quem quer viajar para outro continente: a grandiosa Berlim.
Na semana passada, foi comemorado 30 anos da queda do muro de berlim - um ato histórico que pôs fim na separação de um país inteiro. “É uma cidade maravilhosa, uma capital cultural que, no momento da guerra fria, quando o muro começou a ser construído, foi dividida entre a Cortina de Ferro e a turma do Oeste”, comentou Marcelo.
Com 155 quilômetros, o muro envolvia todas as laterais da cidade, e sua queda fez com que ali nascesse a maior galeria de arte do mundo, a chamada East Side Gallery. É lá onde artistas do mundo inteiro vão para realizar suas pinturas, com expressões artísticas carregadas de visões de mundo - um ótimo lugar para se tirar uma foto.
“A ideia de ir para Berlim a ideia é para que você possa aproveitar as belezas da cidade, uma cidade muito verde que, em maio, sedia o Carnaval das Culturas. São várias etnias que visitam a cidade e que realizam desfiles”, ressaltou Zarur.
Entre algumas das maiores atrações da cidade, Marcelo recomenda a visita há alguns locais cinematográficos, como o portão de Brandemburgo e a praça de Alexanderplatz, além do Museu do Holocausto e de tantos outros museus, localizados em uma ilha separada pelo Rio Spree.
“Ao mesmo tempo em que há construções novas acontecendo, no estilo moderno de aço, concreto e vidro, você também verá aqueles prédios chapadões, caixotes. A Torre de Televisão de Berlim é a mais alta da Alemanha, diz-se que num dia claro, do alto dessa torre, você pode ver até 40 quilômetros de distância”, concluiu Marcelo, recomendando um almoço no topo da torre.