As vendas no Mercado Livre, maior plataforma de e-commerce do Brasil, pautaram a edição deste mês do Café de Ideias, evento mensal promovido pela CDL de Criciúma. Durante o evento, que ocorreu na manhã dessa quarta-feira, os participantes receberam dicas de como iniciar o processo de vendas no site, assim como conheceram as melhores práticas para fazer os primeiros negócios.
Deivid Apolinário foi o responsável por repassar o conhecimento aos lojistas. “Eu sou fotógrafo e, com a pandemia, busquei uma nova alternativa financeira. Trabalho em uma empresa que já tinha um embrião no Mercado Livre, então decidi fotografar os produtos e investir no e-commerce. Iniciamos com uma, duas vendas por semana. Hoje já temos uma média de 30 por dia, e por conta do número de transações, estamos na categoria de Mercado Platinum”, conta ele.
De acordo com o especialista, os vendedores devem se atentar especialmente à foto de qualidade, boa descrição, reputação no verde, além do preço dos produtos. “É preciso cuidar do estoque e atender aos clientes o mais rápido que puder. Isso conta muito na hora de ele fechar a compra. Não dê respostas robotizadas, personalize. Prepare-se para todos os tipos de questionamentos, dos mais simples aos mais técnicos. Eles perguntam mesmo. Por isso a importância de ter uma descrição completa, com todas as informações que forem possíveis”, enfatiza.
Deivid trabalha com cerca de 500 produtos e 2 mil anúncios diferenciados. E para ele, quanto mais possibilidades houver, mais chances de vender. “Independente do produto que você disponibilizará, alguém estará precisando dele no Brasil. Anunciando numa plataforma como o Mercado Livre, as chances de fazer negócio são imensamente maiores do que divulgar somente em Criciúma, por exemplo. Na internet, tudo vende”, explana.
O presidente da CDL, Tiago Marangoni, fez a mediação do evento e destacou a estruturação e a inteligência da plataforma, que vem auxiliando muitos vendedores. “É uma alternativa possível e viável aos lojistas, especialmente porque o digital ganha força a cada dia”, diz ele, ao ressaltar: “trouxemos este assunto por entender o quão válido ele é. Este é o nosso propósito ao realizar o Café de Ideias. Abordar temas atuais e relevantes ao lojista, para que ele se fortaleça no mercado e amplie as vendas de maneira sustentável”.