Foi comemorado ontem o Dia Nacional do Bombeiro e como parte das celebrações, a corporação de Criciúma está realizando a Operação Alerta Vermelho, com o objetivo de alertar sobre os riscos de um incêndio acontecer. As visitas acontecem com consentimento dos moradores, conforme explicou o Capitão Samuel, do 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Criciúma.
“Consiste na visitação de casas, para visualizar a segurança. Queremos verificar pontos vulneráveis para evitar sinistros. Corrigimos e identificamos situações de risco, realizamos a entrega de folders e coletamos algumas informações, para que nos subsidiem sobre onde estão ocorrendo as falhas”, disse.
Durante as épocas frias o perigo fica ainda maior, já que as pessoas buscam aumentar o aquecimento das residências. Conforme o Capitão, as situações que mais acontecem acabam sendo as principais causadoras de incêndios.
“As mais comuns são as que mais geram incêndios. É a sobrecarga de tomadas, que são os famosos T, eles geram uma sobrecarga para qual o sistema não está preparado. Nessa época de inverno tem os fogões a lenha, os aquecedores próximos de roupas e o gás de cozinha”, concluiu Samuel.
A vistoria será realizada nos bairros Vila Zuleima, Vila Francesa, São Luiz, Santa Bárbara e Operária Nova. Os militares passam nas residências entre 9h e 17h.