Na manhã desta segunda-feira (6), o governador Jorginho Mello, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), coronel Fabiano Bastos das Neves, e o Subcomandante-Geral da corporação, coronel Jefferson de Souza, recepcionaram os bombeiros das Forças-Tarefa (FTs) que retornaram do Rio Grande do Sul para o revezamento de equipes. A concentração ocorreu no quartel da corporação, em Araranguá,
Os 32 bombeiros militares catarinenses, que integraram a primeira equipe de bombeiros do Brasil a deslocar para prestar apoio ao Rio Grande do Sul, atuaram desde 1º de maio e resgataram mais de duas mil pessoas e 284 animais na região de Lajeado, Santa Cruz do Sul e Guaíba, na Grande Porto Alegre.
O Governador Jorginho Mello ressaltou que foi a Araranguá especialmente para agradecer por todo trabalho de excelência que é realizado pela corporação frente a tragédia do Rio Grande do Sul.
As nove células de FT que se deslocaram para atuar no estado gaúcho, somam 39 bombeiros militares, além da equipe de drones e o novo comando da operação. Foram enviadas também dez viaturas 4x4, 17 embarcações, 11 motores de popa e equipamentos para resgate em áreas deslizadas. Os dois drones, que tem capacidade para voo noturno mesmo com chuva, e câmera térmica, serão utilizados para localizar vítimas e produzir imagens para mapeamento dos locais.