Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Feriadão de Páscoa: saiba as orientações e dicas da Uber para viajar com mais segurança e evitar golpes

Aeroportos e rodoviárias costumam ser pontos de abordagem dos motoristas ilegais e o transporte clandestino pode ser um risco para quem viajar

Por Redação Criciúma, 18/04/2025 - 09:28
Foto: Arquivo/4oito
Foto: Arquivo/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

 

Em aeroportos e rodoviárias, é comum a presença dos "pescadores": indivíduos que abordam passageiros oferecendo viagens em carros ou táxis clandestinos. Com valores geralmente mais atraentes, os usuários convencidos podem acabar se surpreendendo com um golpe no final do percurso. Essas viagens também são consideradas ilegais pela Lei 13.460/2018. No entanto, a principal preocupação com as viagens clandestinas é a segurança de todos.

Além disso, ao escolher um motorista parceiro pelo aplicativo, o usuário tem acesso a todos os dados essenciais da viagem: nome, foto, modelo e placa do veículo, além do valor total da viagem. Antes de entrar no veículo, ainda mais em épocas de grande movimento, é importante verificar se a placa e o nome do motorista correspondem ao que aparece no aplicativo. A Uber disponibiliza outras ferramentas de segurança que funcionam antes, durante e depois de cada viagem, tanto para os usuários quanto para os motoristas parceiros. Conheça alguns recursos disponíveis na plataforma:

U-Código: Código de verificação de viagens

Talvez uma das mais importantes, a ferramenta de checagem via código ou PIN consiste em uma senha que é mostrada no app do usuário e precisa ser fornecida verbalmente ao motorista para que a viagem seja iniciada no aplicativo – confirmando assim que ambos estão na viagem correta.

U-Acompanha: Compartilhamento de viagens

Tanto motoristas parceiros quanto usuários podem compartilhar a viagem em tempo real com quem desejarem. A ferramenta é acionada por meio da Central de Segurança, identificada por um escudo azul sobre o mapa da viagem no aplicativo. Além disso, os usuários também podem cadastrar Contatos de Confiança para compartilhamento automático em cada viagem.

U-Áudio (Gravação de Áudio)

Permite que usuários e motoristas parceiros gravem o áudio durante as viagens com o aplicativo para reportar, caso necessário, pelos canais de suporte. Os arquivos permanecem criptografados nos dispositivos de quem realizou a gravação e só podem ser abertos pela Uber se a parte decidir reportar um incidente de segurança e anexar o arquivo.

U-Help (Ligar para a Polícia)

Usuários e motoristas parceiros podem ligar diretamente do aplicativo para autoridades que operam pelo número 190, em caso de emergência ou situação de risco. O recurso pode ser usado por meio da Central de Segurança, identificada por um escudo azul sobre o mapa da viagem no aplicativo. Ao pressionar este botão, além de efetuar a ligação, o usuário será informado de sua localização atual e informações do veículo em viagem. No Rio de Janeiro, Maranhão, Amazonas, Pará e Bahia, o recurso já foi integrado com o serviço 190 para que os operadores do serviço de emergência recebam automaticamente a localização em tempo real e os dados da viagem em que foi originada a chamada.

Sobre a Uber A Uber tem a missão de repensar a forma como o mundo se move, tornando-o melhor. Desde 2010, a empresa possibilita que as pessoas se desloquem de forma fácil e segura com apenas um toque. Hoje, mais de 50 bilhões de viagens depois, a Uber continua a inovar para conectar pessoas e oferecer serviços de mobilidade de qualidade.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito