Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Brasil poderia ter vacinação mais rápida do que EUA se tivesse mesmo número de doses, afirma João Quevedo

Psiquiatra aponta para mérito norte-americano ao comprar vacinas antes de todos e erro nacional por recusa dos imunizantes

Por Paulo Monteiro Criciúma - SC, 06/05/2021 - 09:36 Atualizado em 06/05/2021 - 09:37
Foto: Jeenah Moon/Pool via Reuters
Foto: Jeenah Moon/Pool via Reuters

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Brasileiro, o psiquiatra João Quevedo mora há anos nos Estados Unidos e vem acompanhando o processo de vacinação e combate a Covid-19 em ambos os países. Segundo ele, o Brasil teria capacidade logística de vacinar sua população ainda mais rápido do que os norte-americanos, mas a falta de doses no país acabou atrasando o processo.

“No Brasil, qualquer posto de saúde no bairro mais humilde tem uma sala de vacinação, aqui seria muito mais fácil. Se chegasse a vacina nos dois países, ao mesmo tempo e na mesma quantidade, acho que o Brasil resolveria o problema em uma semana e os EUA levaria meses”, declarou o psiquiatra.

No entanto, a situação está diferente. Segundo Quevedo, o governo do ex-presidente Donald Trump teve mérito ao, no início da pandemia, assim que possível, ter comprado milhares de doses de vacinas que ainda não existiam e financiado pesquisas de fabricantes como a Moderna, por exemplo.

Já o atual presidente norte-americano, Joe Biden, fez com que essas vacinas compradas chegassem à ponta da sociedade. O psiquiatra destaca ainda que, atualmente, só não se vacina nos Estados Unidos quem de fato não quer receber a dose. Pessoas com idade entre 12 e 16 anos ainda aguardam confirmação de liberação por parte das fabricantes.

“O problema no Brasil é um só: cadê a vacina? Até onde vai meu conhecimento, pelo que vejo da imprensa daqui, parece que não foi por falta das companhias farmacêuticas oferecessem [vacinas] para o país. O paradoxo disso tudo é que na Europa, que em teoria é uma maravilha, fizeram o mesmo erro daqui e não compraram”, ressaltou.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito