Brusque e Criciúma se enfrentam na tarde deste sábado (30), às 16h30, no Estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí/SC, em jogo válido pela partida de ida da final do Campeonato Catarinense. Nas fases anteriores, o Tigre eliminou o Hercílio Luz e o Barra, enquanto o Quadricolor passou por Marcílio Dias e Avaí.
Esta é a segunda vez seguida que as duas equipes decidem o título do Estadual. Em 2023, o Criciúma venceu os dois jogos da decisão e levantou a taça. O Brusque, por sua vez, vai para a sua quarta final nos últimos cinco anos. O tricolor vem de vitória contra o Barra: 2 a 1, no tempo normal, e 4 a 3, nos pênaltis. Já o Marreco empatou o último jogo diante do Avaí por 2 a 2, após vencer a partida de ida por 2 a 0.
Na final, assim como em fases anteriores, ninguém tem vantagem. Se no fim da partida de volta, as duas equipes terminarem iguais em número de pontos e saldo, o título será decidido nas cobranças de penalidades.
TRANSMISSÃO
O jogo você confere na Rádio Som Maior (FM 100,7) a partir das 14h, com o Som Maior Esportes Especial. Às 15h, tem o Arena Timaço. A partir das 15h45, a narração será de Rafael Niero. Os comentários de Niltinho Rebello e Alex Maranhão. As reportagens de Enio Biz (Criciúma), Kamille Rosso (Brusque) e Décio Batista (Tigre Sports Bar). O plantão será de Diego dos Santos.
CRICIÚMA
O técnico Cláudio Tencati pode ter o retorno do meia Marquinhos Gabriel. O jogador está recuperado de um desconforto muscular e se diz 100% para as finais. O jogador, que ficou de fora das duas partidas da semifinal, pode ser a novidade na equipe titular. Se a projeção se confirmar, Claudinho permanecerá na lateral e Felipe Vizeu deixaria o time e iniciaria no banco.
Caso Marquinhos Gabriel comece como suplente, Jonathan deve ser escalado na lateral-direita e Claudinho atuaria mais avançado. No ataque, a tendência é Eder e Renato Kayzer iniciarem o jogo. O zagueiro Wilker Ángel chegou, mas com desconforto na panturrilha. Está fora da partida. Tobias Figueiredo permanece ao lado de Rodrigo na zaga.
BRUSQUE
O técnico Luizinho Lopes não poderá contar com o volante Rodolfo Potiguar, suspenso. Madison deverá ser o substituto. Na lateral-direita, Cristovam saiu lesionado no último jogo, mas já treina normalmente. Caso não jogue, Roney disputa a vaga na posição. Paulinho Moccelin e Maycon Douglas, que estavam lesionados, voltam a ficar à disposição.
ARBITRAGEM
Bráulio da Silva Machado (FIFA) apita o jogo. Os auxiliares serão Johnny Barros de Oliveira e Bruno Müller. O árbitro de vídeo será Charly Wendy Straub Deretti. O quarto árbitro será William Machado Steffen.
HISTÓRICO DE CONFRONTOS
Brusque e Criciúma se enfrentaram 68 vezes em toda a história. Foram 31 vitórias do Tigre, 19 vitórias do Marreco e 18 empates. O ataque tricolor marcou 105 gols, enquanto o Quadricolor fez 76. Os números são do site Meu Time na Rede.
Na primeira fase, o Brusque foi a única equipe que venceu o Criciúma no Estádio Heriberto Hülse. Foi no dia 15 de fevereiro, pela oitava rodada, o Quadricolor fez 2 a 1, de virada. Claudinho marcou primeiro para o Tigre. Rodolfo Potiguar e Yerson Candelo, contra, os gols do Brusque.