O setor de serviços de Santa Catarina teve crescimento acima da média nacional em dezembro. O volume subiu 4,3%, quando comparado ao mesmo período de 2019, segundo Pesquisa Mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os números dão esperança para uma retomada após a pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19). Este e outros assuntos foram tratados pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon, em entrevista ao Programa 60 Minutos, da Rádio Som Maior.
Ex-prefeito de Chapecó, ele fala do conhecimento adquirido na prefeitura da chamada “capital do Oeste”. “O Oeste tem particularidades com o Sul do estado. Somos as regiões mais distantes e que o isolamento acabou nos unindo. Chapecó é uma cidade que acabou se tornando a capital do Oeste, reunindo maior capacidade de serviços das mais diversas capacidades e se desenvolveu como a capital do agronegócio. Este espírito eu quero levar para a secretaria. Vivemos uma pandemia e precisamos ouvir os setores e entender quais são as necessidades para sair da pandemia cada vez mais fortes. Um prefeito do interior que vem servir o Governo de Santa Catarina. Trazer o DNA do interior que é ouvir e entender os caminhos para construir ações”, relatou.
Ele lembrou que 2020 foi um ano difícil, não só pela pandemia, mas pelas catástrofes climáticas, entre outros problemas. “O setor de serviços foi o que mais sentiu, temos o turismo, os eventos que e em todo o mundo foi o grande atingido, mas em Santa Catarina tivemos sim em dezembro um índice que nos animou muito porque vem sintonizado com o crescimento da indústria que cresceu mais de 10% na relação com o país e o comércio 5% a mais que o que cresceu o Brasil. Em um processo pandêmico de grandes desafios, Santa Catarina consegue, principalmente, com a força do empreendedorismo e pelo trabalho dos catarinenses vencer os desafios. Nos dão uma curva ascendente, já está dando para visualizar que estaremos fortes, unidos e com um treinamento, quem venceu durante a pandemia, vai crescer mais, muito mais durante a arrancada e a saída da pandemia. Santa Catarina é como um avião. Está com o tanque cheio, mas ainda no solo e quando a pandemia passar, vamos alçar voos mais altos”, pontuou.
Vinda ao Sul
Também na Entrevista, Buligon falou do Prrograma para Atração de Investimentos e Incentivos a Novos Negócios para o Estado de Santa Catarina (Invest SC), lançado pelo Governo do Estado na semana passada.
Com a medida, o Estado pretende atrair novos investimentos para o território catarinense além de auxiliar o investidor em potenciais projetos de novos negócios. O secretário garantiu que percorrerá todas as regiões para apresentar o projeto. “Estarei no Sul ouvindo a todos. Vamos tomar conhecimento e levar a leveza do Estado e não o peso”, finalizou.
No podcast, a entrevista de Luciano Buligon ao Programa 60 Minutos: