Um espaço para ouvir, debater e compartilhar experiências e anseios. Assim tem sido o Café com o Associado, ação implantada pela atual gestão da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) durante este ano. Na manhã desta sexta-feira, 25, o presidente da entidade, Valcir José Zanette, acompanhado da diretora executiva, Maria Julita Volpato Gomes, e dos colaboradores, receberam mais de dez representantes de empresas para a sétima edição do encontro, o último de 2022.
O presidente da Acic abriu a reunião explanando a atuação e o andamento das ações da entidade, destacando que o planejamento estratégico está baseado em oito eixos de atuação: educação, inovação, negócios internacionais, infraestrutura, legislação, comunicação, micro e pequena empresa e sustentabilidade.
"Estamos trabalhando diversos eixos, entre eles, a educação básica e a educação profissionalizante. Na educação básica, a entidade é parceira da Prefeitura Municipal no Projeto Clube do Jovem Empreendedor, com o intuito de desenvolver competências empreendedoras nos estudantes do nono ano. Já no ensino profissionalizante estamos buscando a aproximação com as instituições de ensino, com o intuito de fomentar a capacitação dos profissionais alinhada às demandas das empresas", explica Zanette.
O presidente da entidade destaca ainda o eixo da micro e pequena empresa. "Estamos muito focados em contribuir com o desenvolvimento e a gestão dessas empresas. A Acic possui mais de 1,9 mil empresas associadas, com grande parcela de micro e pequenos negócios, que merecem toda a nossa atenção", enaltece.
Zanette lembra que a associação possui um projeto de mentorias empresariais, em que são oferecidas consultorias em áreas estratégicas aos negócios, para uma gestão eficiente e sustentável, e uma capacitação estratégica, o Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE), que está com inscrições abertas para a terceira turma.
Anseios e desafios
Os associados puderam expor desafios do dia a dia da gestão e trocar experiências entre si. A falta de profissionais qualificados foi novamente pauta das discussões entre os empresários e gestores, assim como ações para reter os atuais colaboradores.
As ações já mapeadas pela entidade para a área da educação profissionalizante foram enaltecidas como essenciais para buscar suprir essa demanda de mão de obra. Além disso, uma ação para fortalecer o comércio e a indústria local também foi sugerida pelos associados.
"Recém me associei à entidade e achei muito importante esse encontro de reunir os associados. É um momento de compartilhamento e de aprendizado. Busquei a associação justamente para estar envolvida com a cidade e fazer networking", coloca a master coach Vanessa Guollo.
O coordenador administrativo da Unicola, Adair Ferreira, também aprovou a ação. "Foi um encontro muito positivo e agregador, com muito aprendizado. Um ambiente leve, onde nos sentimos muito tranquilos para expor nossas ideias. A Acic, como entidade que representa a classe empresarial, tem muita força para lutar e buscar caminhos para as demandas das empresas", ressalta Ferreira.
"É uma alegria para a Acic receber a todos na sétima edição do Café com o Associado. Esse ambiente de troca de experiências é fundamental para que possamos aperfeiçoar o nosso trabalho de atendimento e fortalecimento dos associados", considera a diretora executiva da Acic, Maria Julita Volpato Gomes.
A diretora executiva enalteceu ainda aos participantes o trabalho voluntário desempenhado pela diretoria da associação. "O trabalho dos 21 diretores é totalmente voluntário e o presidente da Acic tem sido incansável em cumprir agenda de representação do setor empresarial na cidade, com a defesa dos interesses das empresas, e consequentemente da nossa região. A voz da entidade tem muita força nessa representação por conta desta diretoria", conclui a diretora.