O Criciúma sofreu sua primeira derrota na Série C do Campeonato Brasileiro. Na noite desta segunda-feira (12), perdeu para o Botafogo por 3 a 1 no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto. Com o revés, o Tigre segue com 14 pontos e fecha a rodada na vice-liderança. O próximo compromisso tricolor será no sábado, às 11h, contra o Mirassol, novamente fora de casa.
Foi, também, a primeira derrota de Paulo Baier no comando do Criciúma, depois de oito jogos sem perder.
Na primeira etapa, três gols
Antes do primeiro minuto, Ariel buscou o ataque. Cruzou e o goleiro Gustavo fez a defesa com segurança. Bom ataque do Criciúma aos 3. Dudu lançou para Luiz Paulo que devolveu, Dudu Figueiredo bateu à esquerda do gol do Botafogo. Primeira chegada do Tigre.
Xuxa bateu falta para o Botafogo, mal, para fora. Chance desperdiçada pelo time da casa aos 9 minutos. Em seguida, Gustavo Xuxa apanhou a bola no meio, passou por Dudu Vieira. Não passou para Neto Pessoa, fez o giro e arrematou de direita, pela linha de fundo. Outro ataque do Botafogo.
E o Botafogo abriu o placar aos 16 minutos. Grande jogada de Walter, ele pifou Neto Pessoa que chutou em cima de Marcel Scalese. A bola bateu nele e entrou, gol do time da casa.
Aos 31, quase sai o segundo gol do Botafogo. Falta cobrada da direita, bola alçada na área, fez defesa parcial e difícil o goleiro Gustavo. E o gol saiu aos 33. Rodrigo Ferreira bateu uma falta com força, chute muito forte da intermediária, e a bola foi para a rede. Golaço do Botafogo, 2 a 0.
No lance seguinte, aos 36, o Tigre descontou também em cobrança de falta. Fellipe Mateus, da entrada da área, bateu com efeito, superou a defesa e a bola foi para a rede, 2 a 1.
Boa chance do Criciúma aos 43. Dudu Figueiredo arriscou de perna esquerda, da intermediária. Bateu forte e alto, goleiro Igor Bohn fez boa defesa, salvando o Botafogo. Quase o empate do Tigre.
No segundo tempo, o Tigre pressionou
Os times voltaram sem alterações para o segundo tempo. Boa jogada de ataque do Criciúma aos 3. Helder abriu espaço, passou para Luiz Paulo que arrematou perto da trave, levando perigo contra o gol do Botafogo.
O técnico Paulo Baier mandou o Tigre ao ataque aos 9, sacando o volante Eduardo e colocando o atacante Maranhão. O Criciúma mantinha melhor posse de bola, se movimentava e levava perigo constante à área do time do técnico Argel.
Walter deixou o campo aos 18 minutos. No minuto seguinte, duas mudanças no Tigre. Luiz Paulo e Hygor saíram para as entradas de Marcão e Gabriel Henrique. No seu primeiro lance, Gabriel Henrique faz bom ataque para o Criciúma aos 22, abrindo para Fellipe Mateus que por pouco não arrematou contra o gol do Botafogo.
Fellipe Mateus deu lugar a Uilliam Barros no Tigre. Em seguida, boa chegada do Criciúma aos 38. Marcão brigou com o defensor, a bola sobrou para Alemão que bateu firme, de perna direita, e o goleiro mandou pela linha de fundo.
Bola alçada na área do Botafogo aos 44 e Uilliam Barros atrapalhou o que seria o arremate do zagueiro Rodrigo. Em seguida, falta boa para o Criciúma, cavada por Gabriel Henrique. Na cobrança de falta, Dudu Figueiredo desperdiçou.
Em um contra-ataque aos 48, o Botafogo fechou o placar com gol de Rafael Tavares.
Ficha técnica:
Botafogo (3) - Igor Bohn, Rodrigo, Yan Victor, Diego Guerra e Pará, Caetano, John, Gustavo Xuxa (Rafael Tavares) e Ariel (Marlon), Walter (Bruno Santos) e Neto Pessôa (Hélio Paraíba) - Técnico: Argel Fucks
Criciúma (1) - Gustavo, Alemão, Rodrigo, Marcel Scalese e Hélder, Dudu Vieira, Eduardo (Maranhão), Dudu Figueiredo e Fellipe Mateus (Uilliam Barros), Hygor (Gabriel Henrique) e Luiz Paulo (Marcão) - Técnico: Paulo Baier
Gols - Neto Pessôa aos 16min do 1t e Rodrigo Ferreira aos 33min do 1t (Bot), Fellipe Mateus aos 36min do 1t (Cri), Rafael Tavares aos 48min do 2t (Bot)
Arbitragem - Rodrigo Batista Raposo, com Kleber Alves Ribeiro e Lucas Torquato Guerra (trio do DF)
Cartões amarelos - Dudu Figueiredo e Hygor (Cri), Caetano, Rafael Tavares e Bruno Santos (Bot)
Local - Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto