Para colaborar com o importante trabalho da Polícia Civil na cidade, os vereadores de Siderópolis aprovaram na sessão desta segunda-feira o Projeto de Lei (07/2019), do Executivo, que autoriza o município a ceder um veículo para uso da Delegacia de Polícia. “Entendemos que a segurança dos moradores deve sempre estar entre as prioridades e nós, dentro do que nos compete, não vamos medir esforços para contribuir sempre. A Polícia Civil tem prestado um excelente trabalho e merece todo o apoio”, destacou o presidente da Câmara de Vereadores, Roni Remor (PSB), o Lilo.
Atentos e em constante diálogo com os moradores de Siderópolis, os parlamentares ainda levaram inúmeros pedidos de melhorias nos bairros ao Executivo, à sessão que antecede o feriado de Carnaval. Entre eles estão a construção de uma ciclovia na rua Pe. Herval Fontanella, que vai até o Jordão, além de um centro de castração de animais. Ambos de autoria do vereador Pedro Valcir de Souza (PP), o sargento Valcir. “É uma importante estrada do nosso município e que merece ter o tráfego organizado. Esta ciclovia vai trazer mais segurança ao trânsito no local”, justificou. “Já o centro de castração de animais poderá amenizar o problema de animais de rua, que são muitos e acabam interferindo na saúde também”, reforçou.
Em sua despedida do período no legislativo no lugar do vereador Ademir Donadel (PP), licenciado, a suplente Maria Helena Porfírio (PP), a Marica, sugeriu, entre outras, a utilização da rodoviária, após reforma, para a instalação da base do SAMU. “Penso que pela importância deste serviço ele estará mais bem localizado e acomodado onde é a rodoviária”, afirmou. Ela também agradeceu a oportunidade em que esteve atuando no legislativo. “Foi uma experiência muito gratificante e enriquecedora, bem diferente da área que atuo que é a saúde. Fui muito bem recebida pelos colegas e espero poder voltar para poder trabalhar ainda mais pelos nossos representados”, sublinhou.
Violência contra a mulher
Bandeira do vereador Clademir Manoel de Souza (MDB), o Peninha, o combate à violência contra a mulher, novamente foi destaque no horário político. Desta vez ele frisou o uso da cor da laranja no dia 25 de todos os meses, em entidades, instituições, conforme PL de sua autoria, como forma de chamar para a conscientização e combate as agressões contra as mulheres. Peninha também salientou que outro Projeto de Lei de sua autoria, que instituiu a Semana Municipal de Ações voltadas à Lei Maria da Penha nas escolas públicas e privadas de Siderópolis, o levará a palestrar na XIII Semana da Justiça pela Paz em Casa, promovida pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina. “Fui convidado para falar sobre o projeto que, inclusive, serviu de exemplo para outros municípios”, reforçou. O evento acontece no dia 15 de março no Fórum de Criciúma.
A próxima sessão da Câmara de Vereadores acontecerá na quarta-feira (06), às 18h. O adiamento automático acontece pelo feriado de Carnaval.