Nessa quarta-feira, 13, a Unesco reconheceu o Geoparque Caminho dos Cânions do Sul como um território de importância geológica internacional, que passa a fazer parte da Rede Global de Geoparques. Nesse grupo, estão outros 176 parques, distribuídos em 14 países. Mas, o que isso significa para a região Sul de Santa Catarina?
Em entrevista ao Programa Adelor Lessa, da Rádio Som Maior, desta quinta-feira, 14, o ex-prefeito de Praia Grande e presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Henrique Maciel, emocionou-se ao falar da conquista, buscada há algum tempo.
"Realmente era um momento esperado desde que iniciamos esse processo em 2017. Eu estava olhando os nossos arquivos e a minha primeira reunião para tratar do geoparque foi no dia 06 de janeiro de 2017. Foram quatro anos de dedicação e de luta por esse projeto, que era um sonho e hoje é uma grande realidade. Isso mexe com o nosso sentimento e a nossa emoção. Não tem como não se emocionar", comentou.
Leia também: Unesco reconhece o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul (VÍDEO)
Perguntado sobre o que isso vai significar para os sete municípios que fazem parte do parque (além de Praia Grande, estão Timbé do Sul, Morro Grande, Cambará do Sul-RS, Mampituba-RS e Torres-RS), Maciel garantiu que isso vai transformar a realidade do lugar.
"Colocarmos Praia Grande e os demais seis municípios do território do geoparque vai mudar a vida das pessoas, a economia, visibilidade para a região. Virão turistas do mundo inteiro para ver as belezas naturais do geoparque mundial da Unesco, localizado aqui na nossa região. Nós estamos colocando o nosso território em uma agência mundial, a maior organização não governamental do mundo", explicou ele.
Ouça a entrevista do presidente da Santur, Henrique Maciel, na íntegra: