Uma grande coincidência marcou a passagem do atacante Eder no Criciúma. Dono da camisa de número 23, ele encerrou a carreira com 23 gols marcados em jogos oficiais com a camisa do Tigre. A última partida aconteceu na noite deste sábado (3), em vitória por 2 a 1 contra o Atlético Mineiro pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Após jogar quatro jogos em 2004, Eder marcou o seu primeiro gol com a camisa do Criciúma em partidas oficiais contra o Joinville pelo Campeonato Catarinense no ano seguinte. Ele ainda marcou duas vezes no campeonato e outras cinco vezes pela Série B antes de se transferir para o futebol italiano.
Ao retornar para o Tigre, em 2023, o primeiro gol foi marcado contra o Real Ariquemes pela primeira fase da Copa do Brasil. Além de marcar na primeira partida da semifinal do Campeonato Catarinense, contra o Hercílio Luz, Eder marcou nove vezes e foi uma das peças cruciais do Criciúma na conquista do acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, inclusive foi jogador o autor do primeiro gol na partida que decretou a subida de divisão do Tigre, na vitória por 3 a 0 contra o Botafogo-SP.
Em 2024, Eder marcou mais quatro vezes, um pela Recopa Catarinense, um pela Copa do Brasil e dois pelo Campeonato Catarinense. O último jogador do camisa 23 pelo Criciúma foi nas quartas de final contra o Hercílio Luz, em vitória por 2 a 1 que garantiu a classificação. O jogador também fez dois gols em amistosos pelo Criciúma.
Colaboração: Meu Time na Rede