O Dia D de vacinação contra a influenza, que seria realizado no próximo sábado (9), em Criciúma, foi cancelado. Por determinação do Ministério da Saúde, em prevenção à Covid-19, a campanha sofreu alterações em datas específicas de categorias e encerrará no dia 5 de junho.
A terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, anteriormente prevista para começar no próximo sábado, iniciará na segunda-feira (11) e será dividida em duas etapas. Na primeira serão vacinas gestantes, puérperas, pessoas com deficientes e crianças acima de seis meses e que não completaram seis anos. Já na segunda etapa, que começará no dia 18 de maio, as vacinas serão disponibilizadas para professores e pessoas entre 55 e 59 anos, sem comorbidades.
A Secretaria de Saúde de Criciúma, que já vacinou mais de 35 mil munícipes, reforça a importância da campanha e das ações de prevenções durante a campanha. “Já estamos vacinando nas unidades, mas pedimos para que quando chegar a vez das crianças, que se faça presente apenas um acompanhante e que todos utilizem máscaras e façam a devida higienização”, destaca a técnica em Enfermagem do Setor de Imunização do município, Kelli Barp Zanette.
Com a segunda fase ainda em andamento, o município de Criciúma está vacinando militares, policiais civis, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, agentes penitenciários, pessoas privadas de liberdade, pacientes com comorbidades e idosos. Os caminhoneiros devem apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e pessoas com comorbidades precisam de requisição médica atualizada, receituário médico comprovando medicação atualizada ou cartão de vacinação com registro de vacinas da gripe com doses de anos anteriores.
O centro comunitário do bairro São Luiz segue atendendo moradores da região central que se enquadram na segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.