Alunos das turmas de 4º e 5º Ano da escola José Giassi, situada no bairro Quarta Linha em Criciúma, estão sendo incentivados a aprenderem a resolver o cubo mágico. O projeto foi aberto com a presença do recordista brasileiro na modalidade megaminx, Vitor Wagner Abreu. Ele treina há sete anos e já conquistou 11 medalhas em campeonatos oficiais, sendo três de ouro, seis de prata e duas de bronze.
Vitor nasceu no município de São José e atualmente mora em Urussanga. É o atual recordista nacional de cubo mágico na modalidade megaminx com um tempo de 35,43 segundos. O megaminx é um quebra-cabeça que tem doze faces coloridas. Em matemática é reconhecido com um poliedro denominado dodecaedro. Nesta modalidade Vitor tem uma média de 39,16 segundos. Ocupa a 4ª colocação no ranking sulamericano e a 39º no ranking mundial. Ele conquistou a medalha de prata no Campeonato de Cubo Mágic Sulamericano, realizado em Brasília/DF, no mês de julho deste ano.
A diretora Ádria Vanusa Correa adquiriu vinte cubos mágicos porque percebe neste recurso lúdico a capacidade de desenvolver a concentração e o raciocínio lógico. A professora Karoline Nair Figueredo é a responsável pelo projeto que será efetuado durante as aulas do Laboratório de Matemática.
A professora Ana Lúcia Pintro, organizadora de campeonatos, apresentou diversos tipos de cubos e quebra-cabeças. Explicou os algoritmos principais para se resolver o cubo mágico. Os alunos Rafael Goulart Crispim, Miguel Matias Fraga, Miguel Blazius Tertuliano e Ana Paula Frasseto de Souza, estudantes do 6º Ano da escola Padre José Francisco Bertero, participaram da atividade. O objetivo foi auxiliar os estudantes a compreenderem o primeiro dos sete passos que é fazer uma cruz branca com centro amarelo.
O estudante Andrew Padilha descobriu o cubo mágico em reportagens exibidas pela televisão. Ele está acompanhando o desafio proposto pelo programa Globo Esporte da Rede Globo entre o jogador de futebol do Palmeiras, Gustavo Scarpa, e o mesatenista Hugo Calderone. "Um dia eu vi um amigo montando, prestei atenção e consegui arrumar uma parte. Mas o meu cubo não estava bom, as pecinhas estavam deslocadas", comentou Andrew. Por demonstrar muito interesse e aceitar o desafio de estudar todos os passos, o menino foi presenteado com um cubo.
Sobre campeonatos oficiais de cubo mágico
No Brasil, a Associação Mundial de Cubo Mágico - WCA - organiza campeonatos oficiais por meio da Associação Brasileira de Cubo Mágico - ABCM.
Um grupo de professores de matemática de Criciúma, Sul de Santa Catarina, já organizou quatro campeonatos oficiais com a parceria com Nações Shopping, 1º Tabelionato de Notas e Protestos e Hotel Renata. Recentemente, o Floripa Shopping, de Florianópolis, decidiu apoiar e sediará um evento que acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro. Em breve, o delegado Murillo Otero abrirá as inscrições no site da WCA.