Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Campeão Brasileiro de Cubo mágico faz apresentação na Escola José Giassi

Recordista já conquistou 11 medalhas em campeonatos oficiais

Por Redação Criciúma, SC, 04/09/2022 - 19:44
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Alunos das turmas de 4º e 5º Ano da escola José Giassi, situada no bairro Quarta Linha em Criciúma, estão sendo incentivados a aprenderem a resolver o cubo mágico. O projeto foi aberto com a presença do recordista brasileiro na modalidade megaminx, Vitor Wagner Abreu. Ele treina há sete anos e já conquistou 11 medalhas em campeonatos oficiais, sendo três de ouro, seis de prata e duas de bronze.

Vitor nasceu no município de São José e atualmente mora em Urussanga. É o atual recordista nacional de cubo mágico na modalidade megaminx com um tempo de 35,43 segundos. O megaminx é um quebra-cabeça que tem doze faces coloridas. Em matemática é reconhecido com um poliedro denominado dodecaedro. Nesta modalidade Vitor tem uma média de 39,16 segundos. Ocupa a 4ª colocação no ranking sulamericano e a 39º no ranking mundial. Ele conquistou a medalha de prata no Campeonato de Cubo Mágic Sulamericano, realizado em Brasília/DF, no mês de julho deste ano.

A diretora Ádria Vanusa Correa adquiriu vinte cubos mágicos porque percebe neste recurso lúdico a capacidade de desenvolver a concentração e o raciocínio lógico. A professora Karoline Nair Figueredo é a responsável pelo projeto que será efetuado durante as aulas do Laboratório de Matemática.

A professora Ana Lúcia Pintro, organizadora de campeonatos, apresentou diversos tipos de cubos e quebra-cabeças. Explicou os algoritmos principais para se resolver o cubo mágico. Os alunos Rafael Goulart Crispim, Miguel Matias Fraga, Miguel Blazius Tertuliano e Ana Paula Frasseto de Souza, estudantes do 6º Ano da escola Padre José Francisco Bertero, participaram da atividade. O objetivo foi auxiliar os estudantes a compreenderem o primeiro dos sete passos que é fazer uma cruz branca com centro amarelo.

O estudante Andrew Padilha descobriu o cubo mágico em reportagens exibidas pela televisão. Ele está acompanhando o desafio proposto pelo programa Globo Esporte da Rede Globo entre o jogador de futebol do Palmeiras, Gustavo Scarpa, e o mesatenista Hugo Calderone. "Um dia eu vi um amigo montando, prestei atenção e consegui arrumar uma parte. Mas o meu cubo não estava bom, as pecinhas estavam deslocadas", comentou Andrew. Por demonstrar muito interesse e aceitar o desafio de estudar todos os passos, o menino foi presenteado com um cubo.

Sobre campeonatos oficiais de cubo mágico

No Brasil, a Associação Mundial de Cubo Mágico - WCA - organiza campeonatos oficiais por meio da Associação Brasileira de Cubo Mágico - ABCM.

Um grupo de professores de matemática de Criciúma, Sul de Santa Catarina, já organizou quatro campeonatos oficiais com a parceria com Nações Shopping, 1º Tabelionato de Notas e Protestos e Hotel Renata. Recentemente, o Floripa Shopping, de Florianópolis, decidiu apoiar e sediará um evento que acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro. Em breve, o delegado Murillo Otero abrirá as inscrições no site da WCA.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito