O Campeonato Gaúcho de futebol está suspenso por um período de 15 dias. A notícia foi confirmada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e divulgada pela imprensa gaúcha. O Gauchão já havia sofrido alterações na rodada do final de semana, com os jogos sendo realizados com portões fechados.
Ao jornal Correio do Povo, o presidente da FGF, Luciano Hocsmann, falou sobre a suspensão, que pode inclusive acarretar com o cancelamento da competição após o prazo de 15 dias.
"Após uma reunião com membros da primeira divisão e integrantes da Divisão de Acesso, decidimos não apenas suspender o Gauchão, como também toda e qualquer atividade do futebol gaúcho nos próximos 15 dias. As competições que não iniciaram terão o seu começo prorrogado. A partir daí, nos reuniremos novamente e tomaremos uma nova decisão com a ajuda de um infectologista que a Federação está trazendo", relatou o presidente da FGF, Luciano Hocsmann.
A suspensão dos jogos havia sido solicitada pelos técnicos Renato Portaluppi e Eduardo Coudet, de Grêmio e Internacional. O capitão do Inter, Andrés D'Alessandro, também se manifestou favoravelmente à paralisação.
Protejam as vidas! #ParemOsCampeonatos https://t.co/rS7otNQI6T
— Andrés D'Alessandro (@dale10) March 15, 2020
A fórmula do Gauchão prevê uma final disputada entre o vencedor de cada turno: no primeiro, o campeão foi o Caxias. No entanto, somadas as fases de grupo dos dois turnos, que define a classificação geral - que define o rebaixamento, por exemplo - aponta o Internacional como melhor campanha. Se o Campeonato fosse cancelado hoje, estariam rebaixados Pelotas e São Luiz.