Os consumidores têm até às 18h desta sexta-feira, 24, para correrem até os supermercados da região para garantir as guloseimas para as ceias de Natal. Já neste sábado, dia 25, as lojas devem permanecer fechadas. “Tem bastante movimento nas lojas, e lembrando que estar ou não aberto no feriado é uma opção do proprietário”, completa o presidente Ricardo Althoff, da Associação Catarinense de Supermercados da região Sul (ACATS- Sul).
Com a inflação mais alta nos produtos alimentícios, as pessoas estão optando por produtos mais baratos. Um exemplo é o aumento do consumo da carne suína em detrimento da carne bovina. “Os espumantes também não estão vendendo tanto, os consumidores estão preferindo a cerveja”, destaca.
O presidente da ACATS-Sul comenta que a alta nos preços no decorrer deste ano também frearam o crescimento nas vendas com as festas de fim de ano. “No começo do ano estávamos com um bom crescimento, girando em torno dos 12% e com a inflação essa alta reduziu para 6% e vamos agora fechar o fim de ano empatados com 2020 e podemos começar o ano com uma alta de uns 3%”, conclui Althoff.