Foi lançado na manhã desta quinta-feira (21) o primeiro carro elétrico da região sul catarinense. A invenção foi elaborada na Satc, fazendo parte do Núcleo de Mobilidade Elétrica. O Projeto Inowattis envolve aproximadamente 30 professores e alunos, dos cursos técnicos de Eletrônica, Eletrotécnica e Manutenção Automotiva, e de graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Design Gráfico e Publicidade e Propaganda.
“Ele tem uma autonomia estimada para três horas ou até 50 quilômetros, tudo vai depender do modo que a pessoa for dirigir. Se inserir menos corrente no motor, dura mais, assim como o terreno influencia”, contou o acadêmico de Engenharia Elétrica da Satc, Igor Fornasa.
O veículo é um Ford Ka, que possuía motor a combustão. Os integrantes do projeto realizaram a conversão, removendo o motor e instalando o sistema elétrico, mantendo a caixa de marchas. O carro possui seis baterias de chumbo tracionarias, totalizando 72 volts.
“Temos um carregador que é conectado a um totem. O carro não funciona enquanto está carregando. A recarga dura entre cinco e oito horas”, contou Fornasa.