Sábado de grande movimentação nos cartórios eleitorais de Criciúma. O trânsito na rua Getúlio Vargas está alterado, para priorizar o acesso ao Palácio do Estado dos membros da Justiça Eleitoral e quem serve aos cartórios. Estacionamento e acesso estão sob controle da Diretoria de Trânsito e Transportes (DTT) de Criciúma.
A distribuição das urnas para os locais de votação da cidade começa à tarde. "As urnas estão aqui desde o dia 27 de agosto e o envio para os locais de votação será a partir das 14h", comenta a chefe da 10ª Zona Eleitoral, Daniele de Oliveira Gomes.
Hoje pela manhã estão sendo sorteadas as urnas que passarão por auditorias. "Hoje temos o sorteio de duas auditorias para conferência e averiguação da qualidade das urnas. Tem a votação paralela, são sorteadas algumas urnas que vão para a sede do TRE em Florianópolis para uma votação fictícia. E estão sendo sorteadas urnas para a auditoria no dia da votação", enfatizou Daniele, lembrando que oito urnas serão auditadas durante a votação de amanhã.
O trabalho é intenso nas zonas eleitorais. São dezenas de servidores organizando tudo para a votação deste domingo, das 8 às 17h. "Ao longo do dia estamos trabalhando, fiscalizando o sistema, preparando documentos para que dê tudo certo", frisou.
Alguns eleitores tem procurado o cartório tirando dúvidas. Houve questionamentos de cidadãos que, por alguma razão, perderam o título eleitoral e querem saber como votar. "O eleitor não é obrigado a levar o título, ele tem que levar algum documento com foto. E tem o E-Título, aplicativo que pode baixar no celular. Se já fez a biometria consta com a foto e pode usar como documento oficial de identificação", concluiu a chefe de cartório.
Confira detalhes no podcast abaixo com o repórter Marco Búrigo. Ouça agora na Rádio Som Maior o Esperando a Eleição com Adelor Lessa e equipe.