A Casa do Empreendedor de Criciúma está oferecendo uma série de serviços para os Microempreendedores Individuais que querem instalar o seu negócio no município. Realizado de forma totalmente gratuita, o auxilio vai desde a abertura de Micro Empresas até todo o processo de viabilidade técnica para a instalação dele.
"Muitos não tem condições num momento desse de pagar um contador, então a Casa do Empreendedor está entrando agora para oferecer esse tipo de serviço gratuito aos MEI's que queiram se instalar aqui em Criciúma", declarou o coordenador da Casa, Agenor Brunel.
Além dos serviços já citados, a Casa do Empreendedor também auxilia o MEI na constituição do CNPJ junto a Receita Federal, a emissão do certificado de MEI a partir da criação da empresa, o cadastro para inscrição estadual em casos de empresas de comércio ou indústria e muito mais. "Os que estão sujeitos também a solicitação de alvarás de Bombeiros, aqueles que dependem de Vigilância Sanitária ou Meio Ambiente, estamos fazendo esse serviço gratuitametne", ressaltou Agenor.
Outros trabalhos como a declaração anual do MEI e a emissão do carnê do INSS da aposentadoria também estão inclsuos nas atividades prestadas pela entidade da Prefeitura. Além disso, trabalhamos também com a orientação. Além de criar a empresa e cadastrar junto a Receita, Estado e município, também fazemos toda uma orientação na baixa da empresa, se por ventura isso vier a acontecer", declarou.
Tempo para abrir um MEI
Na grande maioria dos casos, o tempo para a abertura de uma Micro Empresa é extremamente rápido, praticamente de um dia para o outro. As exceções ficam a cargo daquelas empresas que precisarão de algum alvará para começar a funcionar. "As vezes depende da Vigilância, ai tem que solicitar esse alvará. Não dá para dizer que sai no dia, mas o CNPJ é online, assim com o certificado do MEI e o pedido de viabilidade, então provavelmente no dia seguinte já se tem um alvará para poder trabalhar", afirmou Agenor.