As fortes chuvas que atingiram o Município de Criciúma nos últimos dias causaram um aumento significativo na turbidez da água bruta captada pela CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento). Por conta disso, a produção de água tratada está reduzida temporariamente, para assegurar que a água fornecida atenda a todos os padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde.
A turbidez é a presença de partículas em suspensão na água, o que dificulta o processo de tratamento, exigindo maior cuidado e tempo para garantir a sua qualidade. Enquanto a situação é normalizada, a CASAN reforça a importância do uso consciente da água, evitando desperdícios. "Esperamos normalizar a produção total na próxima semana, porém o uso consciente de água deve ser algo constante, principalmente nos períodos de calor. Contamos com a colaboração de toda população para que o abastecimento seja constante", reforça o gerente Regional Sul, Fernando Porporatti.
A Companhia orienta a população a adotar práticas como:
Evitar lavar calçadas, carros ou quintais com mangueira;
Fechar a torneira ao escovar os dentes ou ensaboar a louça;
Consertar vazamentos e verificar o funcionamento de descargas e torneiras.
Para mais informações ou dúvidas, a população pode entrar em contato com a Central de Atendimento da CASAN pelos telefones: 115, 0800 643 0195 ou aplicativo CASAN SC.