Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

CASAN reforça alerta pela economia de água

Empresa emite comunicado referindo preocupação com a estiagem em Santa Catarina

Por Denis Luciano Florianópolis, SC, 07/04/2020 - 14:42 Atualizado em 07/04/2020 - 14:45
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A estiagem está presente em Santa Catarina. E com a falta de chuvas, há uma natural preocupação com dificuldades de abastecimento de água, tanto para consumidores quanto para mananciais e até lavouras. Neste sentido, a CASAN emitiu, na tarde desta terça-feira, 7, um alerta. Em nota, a empresa reforça à população para que colabore economizando, já que a estiagem persiste e, também, a água é um agente importante no combate à Covid-19.

"A gente vem vivenciando a pior estiagem da década entre 2019 e 2020. Isso fez com que os níveis dos mananciais, tanto subterrâneos quanto superficiais, decaíssem rapidamente. Temos seis municípios em estado crítico e seis em alerta. Aqui na região temos dois em alerta, Turvo e Ermo, são municípios em sistema integrado, estamos com captação prejudicada mas ainda não houve necessidade de racionamento", informa o superintendente regional Sul Serra da CASAN, Gilberto Benedet Júnior.

Confira também - Região está com boa reserva de água, garante CASAN

Mesmo com a preocupação, há uma boa reserva de água na principal barragem da região, a do Rio São Bento, em Siderópolis. "É uma situação cômoda, mas a nossa estação de tratamento tem um limite para operação normal do sistema. Com todo mundo em casa o consumo elevou, então tenha o consumo consciente, lavar as mãos, tomar banho, mas o banho não precisa ser tão demorado, não lavem calçadas, carros, casas, para minimizar efeitos do desabastecimento que pode ocorrer", salienta o superintendente, na linha do que a empresa solicitou via comunicado. Confira abaixo:

Diante da estiagem que se prolonga em quase todo o Estado, a CASAN solicita a colaboração da população catarinense.

 

Nesse momento, o uso da água tratada de forma consciente é essencial para a higienização, ajudando para evitar a disseminação do coronavírus.

 

- Pedimos que nesse período a água não seja utilizada para lavar casas, calçadas e carros em hipótese alguma.
- Ao lavar louças ou escovar os dentes, feche a torneira.
- Por favor, não tome banhos demorados, pois o chuveiro é um grande consumidor de água.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito