O aumento de registros de Covid-19 traz um alerta, novamente, à população. Em Santa Catarina, em um mês, o acréscimo foi de 245%, com um salto de 1,2 mil casos ativos para 4,4 mil. Com os números crescendo expressivamente, as medidas de proteção tornam-se indispensáveis.
LEIA MAIS:
- Covid-19: Municípios da região devem iniciar a vacinação em crianças nos próximos dias
- BQ.1: Nova cepa da Covid-19 traz alerta para aumento de infecções
"Nós estamos com um crescimento de casos de Covid-19. Há um mês, nós tínhamos pouco mais de 1.275 (17 de outubro) casos ativos em Santa Catarina. Hoje, são 4.410 (17 de novembro). Ou seja, um aumento bem significativo, na ordem de 200%", detalha o superintendente de Vigilância em Saúde do Estado, Eduardo Macário.
Em virtude do momento crítico, órgãos de saúde reforçam a importância da vacinação. Macário comenta que com o aumento dos casos positivados, há, consequentemente, um acréscimo de internações. "Boa parte desses pacientes não completaram o ciclo vacinal ou não receberam nem a primeira e segunda dose ou, também, a de reforço", alerta o profissional.
Além de atualizar a carteira de vacinação, é importante que as pessoas retomem hábitos de prevenção da Covid-19. "São aquelas medidas básicas, higienização, deixar os ambientes arejados, evitar aglomerações e usar máscaras sempre que se apresentarem em locais fechados", acrescenta o superintendente.