Na terça-feira (1º), a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) em parceria com a Engie, promoverá um workshop sobre a energia solar. O evento faz parte do Projeto Bônus Eficiente Linha Fotovoltaica, que auxiliou na instalação de sistemas fotovoltaicos em 57 residências na região Sul Catarinense e ainda há previsão para mais 43.
O sistema de energia solar reduz as possibilidades de apagões. Além disso, representa menos danos ao meio ambiente e diminui o consumo de energia. Um dos beneficiados é o morador do bairro Comerciário, em Criciúma, Jorge Luis Isidoro.
“Eu já havia pesquisado e até ido em feiras sobre energia solar, mas não tinha concretizado o desejo de ter o sistema em casa. Porém, quando vi o desconto de 60% dado pelo Bônus, não tive dúvida”, contou.
A Celesc irá realizar seis workshops em Santa Catarina, um em cada região. No Brasil existem apenas 11 mil unidades ligadas a rede elétrica. Com o projeto esse número deve aumentar consideravelmente.
“Esses workshops acontecerão em várias cidades pelo estado para explicar como funciona a energia solar. O Bônus Fotovoltaico recebeu mais de 11 mil inscrições, o que demonstra o grande interesse dos catarinenses pelo assunto”, explicou o presidente da Celesc, Cleverson Siewert.
Cada um dos beneficiados pagou R$ 6.682,33 pelo sistema, valor 60% menor do que o custo de mercado. O dinheiro deve ser recuperado em até três anos, com economia de energia. É possivel inclusive acumular crédito em energia para os meses seguintes.
“As pessoas querem saber como gerar a sua própria energia. Eventos assim são fundamentais para transmitir conhecimento e acelerar a popularização do uso da energia solar”, destacou o presidente da Engie Solar, Rodolfo de Sousa Pinto.