Em ritmo acelerado, mas com atrasos. Mais de 80 pessoas estão envolvidas na conclusão do Parque Altair Guidi para cumprir a meta de inaugurá-lo no dia 6 de janeiro, data que marca o aniversário de 140 anos de Criciúma. No dia, estão previstas apresentações musicais, incluindo a dupla Fernando & Sorocaba. De acordo com a secretária de Obras do município, Katia Smielevski, 80% do Parque já está concluído.
O Parque contará com passeios, gramados, ciclovia, quadras poliesportivas, playground, dentre outras atividades de lazer. A inauguração no dia 6 foi reafirmada pelo prefeito Clésio Salvaro na virada do ano, mesmo com muitos detalhes pendentes. Katia Smielevski afirmou, nesta sexta-feira, 3, que a parte interna estará finalizada, restando apenas a parte externa, principalmente de acesso.
O ambiental na manhã desta sexta-feira era de muito barro, cimento fresco, escavações, objetos soltos e retoques finais. O ritmo intensivo de obras irá até a segunda-feira de manhã. "Quem passa por aqui sabe que as obras externas estão um pouco atrasadas. A parte entre a cerca e a pavimentação asfáltica não estará pronta, a acessibilidade ficará para janeiro. Nós vamos concluir 100% da obra dentro do cercado, dentro dos 170 mil metros quadrados de área do Parque, até a segunda-feira", prometeu Katia.
O cercamento do Parque, ainda em instalação, deverá será concluído até o Teatro Elias para a segunda-feira. O perímetro entre teatro e o Centro de Eventos ficará para o restante de janeiro. Lixeiras estavam sendo colocadas já nesta sexta-feira e a previsão é de que, para o evento de segunda, o parque esteja limpo, com 20 banheiros químicos disponbilizados para o público - após, será reaberto o banheiro que fica embaixo do monumento, bem próximo onde está sendo montado o palco provisório.
"Estará tudo limpo. Durante a noite, a partir desta sexta, teremos dois caminhões que farão a lavação daqueles resíduos, é normal, tem pessoa colocando grama, fazendo o ajardinamento, acaba espalhando resíduos", afirmou a secretária. A iluminação também está em reta final de instalação, com a fixação dos postes e um teste previsto para o sábado à noite; alguns tubos podem ser vistos para quem passeia pelo parque em obras, pois a tubulação teve que ser recolocada.
Palco
O palco principal, em formato de uma concha acústica, não será entregue na inauguração do parque. "Em função da fonte de recursos não foi possível concluí-lo. A sua forma construtiva também, ele é todo em concreto, da mesma linguagem do Parque Altair Guidi. No mês de março entregaremos essa opção de cultura e lazer", salientou Kátia.
Nestas quatro etapas de obras no Parque Altair Guidi, incluindo a construção do palco, o investimento total foi de R$ 6,7 milhões, com verbas do Ministério dos Esportes, sendo R$ 1,7 milhões com recursos próprios. Posteriormente, com obras iniciando em janeiro, será entregue um skate park, além da previsão de um novo complexo com banheiros e chuveiros, o que, segundo a secretária, será um diferencial em relação aos demais parques da cidade.