A partir desta terça-feira, 3, o Centro de Orientação ao Viajante (COV) funcionará nas dependências da Vigilância Sanitária de Criciúma, localizada na Rua Coronel Marcos Rovaris, nº 443, no Centro do município. Até a semana passada, o COV estava instalado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Próspera. O horário de atendimento no novo endereço será das 8h às 17h.
Ligado à Secretaria Municipal de Saúde e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o serviço tem como objetivo dar orientações sobre as exigências sanitárias de países para onde as pessoas vão viajar. O COV emite o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), documentação obrigatória em vários países para comprovar que as vacinas exigidas para aquela localidade estão em dia.
“O viajante precisa ter comprovação referente a vacina da febre amarela, sendo uma única dose o suficiente para conferir imunidade para a vida toda. Vale lembrar que a vacina deve ser feita ao menos dez dias antes da data da viagem”, explicou a gerente da Vigilância em Saúde do município, Andreia Bertoncini Pereira.