O propósito de consolidar a presença em múltiplos canais de comunicação e vendas aliado aos cenários desafiadores colocados pela pandemia impulsionaram uma transformação na Cervejaria Santa Catarina. O ciclo de novidades desenvolvido nos últimos meses se consolida nesta terça-feira, 16 com o lançamento do Programa Enche o Copo, que promove maneiras inéditas dentro do mercado cervejeiro para os clientes encontrarem os produtos das marcas Saint Bier, Coruja, Barco e Catarina.
O tripé do programa de inovação e acesso aos quase 40 rótulos da cervejaria se sustenta nos Consultores de Cerveja (canal de venda direta), a ferramenta “Localizador de Cervejas” e o e-commerce Enche o Copo.
Consultores de cerveja
Com um modelo utilizado em outros setores, sobretudo cosméticos e vestuário, a Cervejaria Santa Catarina inaugura entre os fabricantes de bebidas a venda direta pelos chamados Consultores de Cerveja. Em pouco mais de seis meses, esse canal de relacionamento “CPF para CPF” já passou de 800 cadastrados e um faturamento superior a R$ 1 milhão.
“Nosso foco está naquelas pessoas que buscam uma renda extra e como diferencial disponibilizamos o acesso a todos os nossos produtos e uma plataforma que facilita o processo de pedidos junto à fábrica. Para o consumidor final os valores das cervejas ficam bem atrativos em relação a outros pontos de venda, além de agregar o serviço de delivery”, explica o coordenador de Marketing da Cervejaria Santa Catarina, Laury von Mühlen.
Diante da oportunidade, Kevin Monguillhott foi um dos primeiros consultores a apostar na ideia, por indicação de uma prima que trabalha na cervejaria. Recém chegado da Itália em razão da pandemia, logo se adaptou, organizando a rotina e fazendo os contatos com os clientes via WhatsApp, onde mostra as ofertas e agenda as entregas. Hoje ele tem a venda de cerveja como principal fonte de renda. “Tudo fica muito prático, ainda mais porque moro perto da fábrica, o que facilita esse processo e garante a praticidade para o cliente, que recebem em casa”, diz.
Nas experiências até o momento, os consultores conseguem ganhos líquidos entre R$ 1 mil e R$ 5 mil. Morador de Florianópolis, o técnico industrial e professor Carlos Eduardo Martins viu a renda da casa cair na pandemia, em razão da ida para o home office e a demissão da esposa. “Vi as postagens de um amigo de Tubarão que já era consultor, acabei me interessando e resolvi tentar. Hoje tenho um complemento de renda relevante e, além de tudo, fiz amigos”, conta.
Localizador de Cervejas
Com o propósito de estar mais próximo do consumidor final, a Cervejaria Santa Catarina também criou o Enche o Copo - Localizador de Cervejas. Ao entrar na ferramenta (encontre.encheocopo.com). Ao entrar na plataforma e ativar a localização, o usuário tem acesso a um mapa com pontos de venda e pode fazer contato com o consultor mais próximo em um raio de 30km.
Nas regiões onde há consultores cadastrados, o consumidor tem a opção de pedir o atendimento por WhatsApp, aguardar o contato e negociar pedido e entrega com o Consultor de Cerveja. “A ferramenta funciona como um “Uber” de cerveja, ou “AirBNB”, já que cada consultor tem sua forma de trabalhar e logística de entrega. A solução foi uma forma inovadora que encontramos de aproximar os fãs das marcas aos nossos produtos”, aponta o coordenador de Marketing da cervejaria.
E-commerce
A mais recente novidade, lançada nesta terça-feira (16), o e-commerce Enche o Copo tem o objetivo de oferecer ao consumidor final um canal direto com a fábrica, em especial aos que moram distantes de pontos de venda do produto ou de regiões ainda sem cobertura de consultores. No site loja.encheocopo.com os consumidores têm acesso a todos os rótulos de Saint Bier, Coruja, Barco e Catarina com entrega em todo o território nacional.
Cervejaria Santa Catarina
Com sede em Forquilhinha-SC, a Cervejaria Santa Catarina está entre as maiores microcervejarias do Brasil. A empresa detentora das marcas Saint Bier, Coruja, Barco e Catarina produz mensalmente cerca de 400 mil litros de cerveja, com quase 40 rótulos em linha.