Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Chances de infarto aumentam até 8% em dia de jogos da Seleção, diz cardiologista

Análise de quatro Copas do Mundo mostra a incidência da doença nestes períodos

Por Giovana Bordignon Criciúma, SC, 30/11/2022 - 16:05 Atualizado em 30/11/2022 - 16:14
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um estudo recente da USP (Universidade de São Paulo) revelou que as incidências de infarto aumentam durante partidas de futebol da Seleção Brasileira. Nos quatro anos avaliados – 1998, 2002, 2006 e 2010 –, houve um crescimento de 4% para 8% da doença na população brasileira. Apesar do cuidado, o cardiologista Christian Dal Pont ressalta que isso só ocorre quando o coração já está doente.

“Coincidentemente ou não, nos anos em que ocorreu a Copa do Mundo, especificamente na época em que o Brasil jogava, houve uma incidência de aumento de infarto da população brasileira. Não houve aumento na mortalidade, mas houve na incidência da doença, que já é extremamente comum na população brasileira”, explicou o médico.

Durante a época de Copa do Mundo, a forte tensão pelos jogos da Seleção Brasileira faz com que o torcedor sofra mais e acabe tendo maior chance de ter um infarto. O cardiologista explicou que, durante os jogos, ocorre uma secreção de hormônios que causa mudanças fisiológicas no corpo, ou seja, os vasos se contraem e há um aumento na pressão, aumentando, portanto, o risco de ter um evento cardiovascular.

Mas, a incidência ocorre apenas nos pacientes que estão sob maior risco – hipertensos, obesos, diabéticos, pressão não controlada e que já tiveram doenças cardíacas. “É óbvio que no indivíduo que não tem, que está com sua pressão sob controle, diabete sob controle, se exercita, toma seu remédio para colesterol, esse não foi o que teve maior evento. Mas, sim, o torcedor que já estava sob risco”, conclui Christian.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito