A despeito das negociações para uma possível volta do Campeonato Catarinense no dia 9 de maio, a Chapecoense avalizou orientação da Comissão Nacional de Clubes (CNC) e confirmou prorrogação das férias coletivas de atletas e funcionários até 30 de abril, por conta da pandemia de coronavírus. Foi o primeiro clube catarinense a aderir à medida que foi discutida em reunião dos clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro, encontro realizado nesta terça-feira, 13.
Abaixo, o comunicado da Chapecoense.
Na sequência, Avaí e Figueirense também confirmaram que vão estender as férias. O Figueirense emitiu uma nota:
O Figueirense Futebol Clube informa que, conforme acordado entre os Clubes da Série B do campeonato brasileiro, bem como por deliberação da maioria dos clubes membros da Comissão Nacional de Clubes (CNC), por meio de videoconferências realizadas nesta terça-feira (14), irá prorrogar o período de férias para todos os atletas e membros das comissões técnicas do departamento de futebol até o dia 30 de abril – anteriormente o período perduraria até domingo (20).
Sabendo do momento de extrema gravidade que toda a sociedade brasileira e mundial enfrenta com a pandemia do novo coronavírus, o Figueirense reafirma o seu compromisso com a preservação do bem-estar de todos os seus atletas e funcionários.
Com a decisão, o retorno das atividades está inicialmente previsto para o dia 01/05, seguindo o Figueirense atento às recomendações e determinações das autoridades governamentais para definir os próximos passos.
Em entrevista à Rádio Som Maior no último domingo, 12, o presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Rubens Angelotti, confirmou a intenção de retomar o Estadual em 9 de maio, com jogos sem torcida. Consulta neste sentido foi feita ao Governo do Estado. Na segunda-feira, 13, o governador Carlos Moisés admitiu a possibilidade de analisar a liberação, mediante condições adequadas de segurança.
Confira também - Clubes decidem ampliar férias de jogadores por mais dez dias
O Criciúma não participou da reunião virtual da CNC nesta terça, por integrar a Série C. A diretoria tricolor esteve reunida e apontou a possibilidade de cortes de gastos e novas medidas de contenção, que deverão ser anunciadas na próxima sexta-feira, 17.