Ao menos um clube de Santa Catarina disputará a primeira divisão do Campeonato Brasileiro em 2021. Na noite desta terça-feira, 12, a Chapecoense venceu o clássico contra o Figueirense e garantiu o acesso à elite do futebol brasileiro, uma temporada após ter sido rebaixada para a Série B.
A vitória veio com um placar apertado de 2x1 em plena Arena Condá, em Chapecó, sendo o suficiente para que o clube chegasse aos 66 pontos e não pudesse mais ser ultrapassado pelo atual quarto colocado, o Juventude, que conta com 52 pontos.
O primeiro gol da Chape saiu aos 22 minutos da primeira etapa, com Paulo Roberto Moccelin. Logo nos 15 primeiros minutos do segundo tempo, aos 66, o clube ampliou a vantagem com o zagueiro Derlan. Aos 84, de pênalti, Diego Gonçalves diminuiu para o Figueirense, mas o placar ficou por isso mesmo.
Além de ter garantido o acesso, a Chapecoense também briga pelo título da Série B. O clube está apenas um ponto atrás do América Mineiro, primeiro colocado, e restam quatro partidas para o fim do campeonato. Caso o clube catarinense vença todos os jogos restantes e o América ao menos empate pelo menos uma partida, a Chape garante o título.