Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Chega a nove o número de mortos na tragédia em Minas Gerais

ONU se pronunciou diante do rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Vale

Por Paula Laboissière e Cristina Índio do Brasil / Agência Brasil Brumadinho, MG, 26/01/2019 - 13:40 Atualizado em 26/01/2019 - 13:51
Fotos: REUTERS/Washington Alves
Fotos: REUTERS/Washington Alves

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais registrou, até o início da madrugada de hoje (26), nove mortes em decorrência do rompimento de uma barragem de rejeitos da mineradora Vale, no município de Brumadinho. O último balanço da corporação informa ainda o resgate de nove pessoas retiradas com vida da lama de rejeitos e de cerca de 100 pessoas que estavam ilhadas.

A mineradora divulgou, na manhã de hoje, uma lista com o nome das pessoas que não fizeram contato desde o rompimento da barragem. Mais de 400 pessoas, entre funcionários do quadro e terceirizados, integram o levantamento da mineradora. De acordo com a empresa, a lista está sendo atualizada constantemente, conforme as pessoas são localizadas.

ONU emite nota

A Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil lamentou “as incomensuráveis perdas de vidas e os significativos danos ao meio ambiente e assentamentos humanos”, causados pelo rompimento da barragem. A ONU apresentou seu profundo pesar e solidariedade aos familiares das vítimas e se colocou à disposição para apoiar as ações das autoridades brasileiras “na rápida remoção das vítimas e no estabelecimento de condições dignas aos eventuais desabrigados e à população atingida”.

A nota diz ainda que a "rigorosa apuração" dos fatos que levaram a essa tragédia será acompanhada atentamente pelos brasileiros e pela comunidade mundial: “O Sistema ONU no Brasil colaborará com as autoridades e a sociedade civil brasileiras para superar os desafios impostos pelo rompimento da barragem”.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito