Circulou pelas redes sociais, principalmente no WhatsApp, um áudio indicando que Santa Catarina seria atingida por um ciclone no próximo fim de semana, onde os ventos chegariam até a 120 km/h em Criciúma. Essa informação é falsa, para sábado é aguardado apenas chuva forte e baixas temperaturas. Porém, uma parte do áudio é verdadeira, indicando que os ventos deverão começar no Rio Grande do Sul, mas, não devem passar dos 50 km/h.
“A única classificação que existe para esse tipo de fenômeno é o furacão, que tem no mínimo 120 km/h de intensidade. Esse que vai passar por aqui não vai chegar nem na metade. O mar até fica mais agitado, mas, não é muita coisa”, explica o meteorologista da Epagri, Clóvis Correa. “O que acontece é que o nome ciclone apavora todo mundo, toda baixa pressão pode ser considerada um ciclone. Qualquer passagem de frente fria tem esse tipo de formação”, completa.
A previsão do tempo indica clima instável nos próximos dias, a chuva deverá cair com maior intensidade no fim de semana. “Essa chuva que aconteceu deve parar logo. Cai com mais força a partir de sábado”, conta o climatologista Márcio Sônego. As máximas se mantém acima dos 23 ºC até a eleição.