Um grupo esteve em audiência com o prefeito Jorge Koch (MDB) na última quinta-feira para tratar de abandono de animais pelas ruas de Orleans. A preocupação, principalmente com os cães, justificou o encontro. “A partir do momento em que há o abandono, o animal passa de um caso isolado para uma questão de toda a comunidade”, defendeu a vereadora Mirele Debiasi (PSDB). “Pode causar até acidentes de trânsito, pode atacar quando se sente ameaçado, fazer barulho, transmitir doenças”, citou.
O veterinário Wagner Alberton, convidado, também esteve na reunião na prefeitura. “As pessoas que resolvem adotar um animal precisam assumir a responsabilidade, cuidar dele por toda a sua vida, já que eles precisam de cuidados e não podem ser abandonados”, argumentou o profissional, enfatizando a adoção responsável.
O prefeito explicou que a Administração Municipal investe mais de R$ 10 mil mensais no trato com animais. “E há interesse total para que se resolva essa questão”, comentou. “Enxergamos os animais com preocupação e humanidade”, emendou. O prefeito mencionou investimentos do município em canil, aluguel do espaço para abrigo, cuidadores exclusivos, ração, castrações, microchipagem e outras iniciativas.
Denúncia de abandono
Com os cuidados que Orleans confere aos animais de rua, a cidade está atraindo a atenção de municípios vizinhos conferindo, segundo o prefeito, maior gravidade ao problema. “É que outras cidades, que sabem do cuidado que Orleans tem com os bichos, vem para cá, abandonar os animais aqui, aumentando o problema”, denunciou Koch.
Participaram da reunião, ainda, o Tenente Henrique Arent, da Polícia Militar, e a equipe da Fundação de Meio Ambiente de Orleans (Famor).