Era uma quinta-feira, 7 de outubro de 2021, quando o Criciúma apresentava oficialmente o técnico Cláudio Tencati e o auxiliar Aléssio Antunes. A chegada acontecia dois dias depois de ser anunciado como o novo treinador do clube. Na oportunidade, estavam na sala de imprensa o executivo de futebol, Juliano Camargo, e na época, o presidente do clube, Anselmo Freitas. A missão era conquistar o acesso da Série C para a Série B do Campeonato Brasileiro.
A estreia aconteceu três dias depois da apresentação e fora de casa. No Estádio Novelli Júnior, o Tigre venceu o Ituano por 2 a 0. Este seria o primeiro jogo de Tencati comandando o tricolor carvoeiro.
Quatro jogos depois, a missão estaria cumprida. Também fora de casa, o Criciúma venceu o Paysandu por 1 a 0, e comemorava a volta para a Série B do Brasileiro.
Claudio Tencati e Aléssio Antunes renovariam seus contratos para a temporada 2022 e o objetivo seria duplo: o acesso para a Série A do Campeonato Catarinense e a permanência na Série B do Brasileiro.
A primeira missão foi conquistada no dia 24 de agosto, após vencer o Nação por 3 a 1, no Estádio Heriberto Hülse. Quase um mês depois, no dia 21 de setembro, o título da Série B do Estadual.
Já na Série B do Brasileiro, a permanência foi confirmada no dia 1º de outubro, quando o Criciúma venceu o Brusque por 2 a 0, fora de casa, e alcançou os 46 pontos na competição. Restando cinco jogos para terminar a Segundona, o Tigre é o nono colocado e está há seis pontos do G-4.
Nestes 365 dias à frente do Criciúma, Claudio Tencati fez 53 jogos, com 22 vitórias, 19 empates e 12 derrotas. O ataque tricolor marcou 57 gols, enquanto a defesa sofreu 36 gols.
Conhecido na carreira por passagens longas nas equipes em que trabalhou, Claudio Tencati deverá permanecer no Tigre para a temporada 2023.