Na manhã desta terça-feira (13), foi realizada mais uma edição do projeto Conexão Saúde, no Terminal Central de Passageiros de Criciúma. Entre um embarque e outro desembarque, os clientes do transporte coletivo puderam realizar exames gratuitos de acuidade visual, aferição da pressão e ainda medir o nível de glicose no sangue. A iniciativa é uma parceria do Consórcio Cribus, com o Sesc Criciúma, Unesc, Droga Raia e Óticas Evolve.
A ação movimentou ainda mais a plataforma do terminal, onde cerca de 150 pessoas pararam para participar do projeto. Alguns passageiros já são frequentes e aproveitam todos os meses, como a pensionista Lucinda Silveiro. Ela elogia a ação e conta que consegue monitorar a pressão e o diabetes. “Eu acho ótimo, espero que continue porque a gente precisa”, avalia. Pela primeira vez foi disponibilizado o teste de acuidade visual, que permite detectar problemas de visão em pessoas de todas as idades. O teste atraiu muitas pessoas e foi feito pela equipe da Óticas Evolve e ao final de cada avaliação orientou sobre os resultados. “Estamos conscientizando sobre a saúde visual, se os óculos estão em dia, avaliando se a pessoa tem necessidade, para que a partir daqui busque o atendimento médico”, explica a supervisora de lojas, Caroline Bauran.
O coordenador de atendimento do Consórcio CriBus, Miguel Martins, analisa que o projeto é um diferencial disponibilizado aos clientes do transporte. “Essa parceria permite oferecer serviços para todos os clientes. São muitas pessoas que participam, se envolvem, interagem e elogiam a iniciativa. Muitas pessoas participam todos os meses da ação.”, explica. Para a Técnica de Educação Complementar e Saúde do SESC, Ana Paula Piacentini, o Conexão Saúde também tem sido muito positivo, onde a promoção da saúde é o grande objetivo, com pessoas que já viraram clientes do projeto e todos os meses participam. “Queremos promover a conscientização sobre a saúde, para que as pessoas que passam por esta ação realmente estejam preocupadas com os cuidados diários e faça o seu acompanhamento médico regular”, analisa.
Acontece sempre na segunda terça-feira do mês, na plataforma do Terminal Central. Em outubro, está agendado para o dia 11.