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Clientes XP, Rico e Clear tem dados vazados. Entenda o que fazer

Dados pessoais e financeiros foram acessados indevidamente da base das plataformas

Por Redação São Paulo, SP, 24/04/2025 - 14:04 Atualizado em 24/04/2025 - 14:16

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Cliente das corretoras XP, Rico e Clear (todas da XP Inc) foram avisados, por volta das 10h desta quinta, que uma falha em sua base de dados possibilitou o acesso indevido a dados pessoais de clientes como:

  • Dados cadastrais: Nome, telefone, e-mail, entre outros;
  • Dados de conta: Número da conta na corretora, saldo, posição, nome do assessor e limite de crédito, referentes ao mês de março; 

MEXERAM NO MEU DINHEIRO? 

No comunicado, a XP Inc reforça que as contas não foram acessadas, nenhuma operação foi feita e os recursos estão seguros e protegidos.

ALERTA DE GOLPE!

Os dados vazados podem ser usados para golpes financeiros, então desconfie de ligações em nome da XP e nunca altere ou realize qualquer ação no aplicativo sob orientação de qualquer contato telefônico. 

A XP reforça ainda que não solicita dados de senhas, token ou qualquer código recebido por sms ou e-mail.

PARA SABER MAIS

Em complemento ao comunicado, a empresa disponibilizou e relação abaixo de respostas para as principais perguntas dos clientes sobre o caso. 

1) Qual foi a origem dos dados acessados e como ele aconteceu?

R: Trata-se de um acesso indevido não autorizado a uma base hospedada em um fornecedor externo.

2) Quais dados foram acessados?

R: Dados de cadastro, produtos contratados e de posições financeiras. Mais detalhes estão no comunicado enviado aos clientes.

3) O dinheiro dos clientes está seguro?

R: Está absolutamente seguro. Não houve nenhuma violação aos mecanismos de segurança de acesso às contas dos clientes.

4) Senhas, tokens, biometria, criptografia ou acesso facial foram acessados?

R: Não. Nenhuma credencial de segurança como senhas, tokens, assinatura eletrônica e biometria facial, foi acessada ou comprometida.

5) Que tipo de problema os clientes podem ter?

R: O acesso indevido foi em uma base privada em fornecedor terceiro, os dados nãoestão públicos.

Desconfie de ligações telefônicas em nome da XP Inc. sobre procedimentos de segurança e reconhecimento de compras ou transações, e nunca altere ou realize qualquer ação no aplicativo sob orientação de qualquer contato telefônico.

6) Que tipo de amparo os clientes terão pela XP?

R: A XP está disponível para atender todas as dúvidas dos clientes, analisar os casos e tratar eventuais impactos decorrentes do fato por meio dos nossos canais oficiais de atendimento.

7) A XP notificou os órgãos reguladores e as autoridades competentes?

R: Sim. A XP já notificou a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) e demais órgãos e autoridades competentes.

8) Houve falha interna de segurança ou foi um ataque cibernético externo?

R: Não se trata de um ataque cibernético, mas de um acesso indevido e não autorizado.

9) Quais medidas estão sendo tomadas para mitigar os danos e evitar novos acessos?

R: O problema foi corrigido imediatamente após a identificação.

10) O que devo fazer para proteger minha conta e meus dados?

R: As contas dos clientes estão protegidas e seguras, não sendo necessária nenhuma ação por parte dos clientes.

11) As transações bancárias, pelo app e site, ainda são seguras?

R: Estão totalmente seguras, pois não houve qualquer comprometimento das credenciais de autenticação dos clientes e dos sistemas da XP Inc.

12) Houve acesso indevido de senhas e, se sim, a XP está exigindo a troca?

R: Não. Nenhuma credencial de segurança como senhas, tokens, assinatura eletrônica e biometria facial foi acessada ou comprometida e, portanto, não é necessário o recadastramento.

13) Quais mudanças serão implementadas para garantir a segurança dos clientes no futuro?

R: O problema foi corrigido imediatamente após a identificação e as medidas necessárias já foram adotadas.

14) O cliente precisa fazer algum boletim de ocorrência?

R: Não. Conforme comunicado, não é necessária nenhuma ação por parte do cliente.

15) Qual foi o destino dos dados? Quem tem os dados acessados?

R: Não há evidências de que os dados tenham sido divulgados ou compartilhados. O acesso foi totalmente bloqueado.

16) O cliente precisa trocar as senhas e tokens?

R: Não. Conforme comunicado, não é necessária nenhuma ação por parte do cliente.

17) Qual a garantia que tenho de que minha conta está segura?

R: A comunicação enviada a todos os clientes afetados reafirma a total segurança da conta. Todos os acessos foram totalmente bloqueados.

18) Todas as minhas contas da XP tiveram os dados acessados?

R: Não, apenas as contas que receberam um comunicado individual.

19) Onde posso encontrar informações sobre como me proteger e ficar mais seguro?

R: Acesse nossa página de segurança e confira todos as orientações >>> https://lp.xpi.com.br/seguranca-xp.

20) Por que a comunicação ocorreu somente um mês depois da identificação?

R: A comunicação só poderia ser feita após apuração do ocorrido. Entretanto, o acesso foi interrompido imediatamente.

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