Após exatos dois anos de espera, a Clínica Audiosul Saúde Auditiva, de Criciúma, finalmente está habilitada para começar a prestar os seus serviços - que devem ter início ainda no mês de março. Idealizada pelo otorrinolaringologista, Filipe Trento Búrigo, e seu colega, Rafael Búrigo Lopes, a clínica aguardava o credenciamento para realizar os atendimentos auditivos via Sistema Único de Saúde (SUS), os quais foram habilitados pelo Diário Oficial da União desta quarta-feira, 15.
De acordo com Filipe, a coordenação vai ocorrer em conjunto com a gestão plena de Criciúma, e a clínica deve atender a todos os municípios pertencentes a Amrec e a Amesc, com possibilidade de atendimento, também, das cidades da Amurel e da Serra. A clínica, que já estava com toda a sua estrutura pronta há dois anos, faz parte de uma iniciativa público privada.
“O investimento, assim como a manutenção, são de iniciativa privada. Há mais de um ano pagamos o aluguel por acreditar neste projeto. Já a verba dos custeios do aparelho é federal, uma verba que já existe e que estava em Florianópolis, só tiramos ela de lá e trouxemos para a região”, afirmou Filipe.
Segundo o otorrinolaringologista, a clínica deverá beneficiar 26 novos pacientes da Amrec e da Amesc com aparelhos auditivos bilaterais, que devem ser acompanhados uma vez por mês ou, até mesmo, uma vez por ano. Além disso, a Audiosul Saúde Auditiva deve atender cerca de 150 pacientes mensalmente.
“São pacientes idosos e crianças que tinham que passar pelo posto de saúde, por um especialista e ir até Florianópolis para fazer este exame, uma queixa para quem já sofre com este problema. O grande triunfo deste projeto é tirar o paciente da estrada e agilizar a vida destes na região”, destacou.
Filipe e os membros da clínica devem se reunir em breve com o secretário municipal da saúde, Acélio Casagrande, para coordenar a logística e treinar toda a equipe da Audiosul. O funcionamento da clínica deve acontecer daqui mais ou menos dois meses, ainda em março.