O grandioso espaço da AM Master Hall foi palco de uma verdadeira noite de gala à altura da celebração de uma grande conquista. Formandos, familiares e amigos comemoraram, na noite de sábado (3), a formatura do Terceirão 2022 do Colégio Unesc. Alunos Unesc desde muito pequenos, estudantes que se juntaram à turma ao longo da caminhada e atletas que integraram a equipe do Terceirão ao virem para Criciúma para seguir a carreira como esportistas e, de quebra, garantir o melhor estudo no Ensino Médio: a turma que encerra o ciclo da vida de estudante em idade escolar soma conquistas e histórias para contar.
Na noite de comemoração o que não faltaram foram abraços calorosos e palavras de carinho. Homenagens entre os estudantes, aos professores e aos familiares que deram base para que essa etapa fosse cumprida: todos foram reconhecidos.
Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a noite marca a conquista de uma turma ainda mais merecedora de uma grande celebração, já que superou os anos de 2020 e 2021, seus anos de início no Ensino Médio, em meio à pandemia, sendo necessário amadurecimento ainda maior.
"Vocês são vencedores porque aprenderam a primeira capacidade do ser humano: a superação. Hoje encerra-se um ciclo e inicia-se outro. Dúvidas, certezas, incertezas, propósitos. Tantos sentimentos! Para vocês nem o céu é o limite. Lembrem-se sempre na coragem que levam daqui junto dos ensinamentos científicos e pedagógicos. Estaremos sempre de braços abertos para recebe-los e dar continuidade ao mundo de oportunidades para cada um", destacou,
Ao dirigir a palavra aos formandos da noite, a diretora do Colégio Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes, fez questão, também, de reiterar os agradecimentos da reitora pela confiança e parceria das famílias ao lado da escola para oferecer a melhor formação aos alunos.
"A celebração da conclusão do Ensino Médio é um evento que marca com grandeza e maestria a vivência de uma jornada. Foram cerca de 12 anos em espaço escolar, alguns 12 anos dentro do Colégio Unesc. Ao longo desse tempo vocês superaram obstáculos, enfrentaram desafios, desenvolveram habilidades e competências pessoais e acadêmicas, aprenderam a conhecer, a conviver e a ser", disse aos agora formados.
Parafraseando Rubem Alves, Mainara citou a fala em que o autor disse "que "para isso existem as escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido".
O Colégio Unesc entregou, na noite de comemoração, o troféu Unesc Desde Sempre aos alunos Artur Torquato Alves e Matteus Just Barchinksi. Para a mãe de Matteus, Margarete Just, o troféu coroou ainda mais o momento de festa para a família. O adolescente que deve iniciar a graduação em Ciência da Computação já no primeiro semestre de 2023 cresceu nos corredores da Universidade e a história de parceria não deve parar por aí.
"A Unesc faz parte da nossa vida e continuará fazendo sempre. Tenho uma filha já formada e outra que segue desde pequena também no Colégio Unesc. Somos muito gratos por tudo e temos muito a comemorar junto. Como não celebrar essas vitórias?", disse a mãe, que atua na Feira da Agricultura Familiar da Universidade.
Na turma de formandos estiveram também as integrantes da equipe de voleibol da qual a Unesc é a parceira do Mampituba. Yasmin Rodrigues de Oliveira, Sarah Valentim Américo, Laura Macedo Nalesso, Helena da Cunha Cardoso Soares, Danielly Domingues da Cruz e Camila Cristina Teles Viana estudaram no Colégio por meio do convênio de incentivo ao esporte.