O corte de R$ 20 milhões de recursos da União para as obras da Serra da Rocinha, BR-285, que liga Timbé do Sul a São José dos Ausentes, deverá trazer dificuldades na conclusão dos trabalhos. De acordo com o deputado federal e presidente da Comissão de Obras e Viação da Câmara, Carlos Chiodini (MDB), com a redução, os recursos não devem bastar para finalizar.
“Se pegarmos o orçamento nos últimos anos, já vemos que por incrível que pareça ele tem diminuído. Esse orçamento das obras foi maior lá em 2018 do que hoje, até pela inflação, quem acompanha sabe que subiu o custo. Falei para o ministro [Tarcísio, de Infraestrutura]: estamos enxugando gelo, porque esse recurso não é suficiente para o equilíbrio econômico do contrato”, declarou o deputado.
Chiodini esteve reunido recentemente com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para tratar sobre o assunto. O deputado ressalta ainda que o valor destinado a obras de infraestrutura no estado vem diminuindo desde 2014, chegando a praticamente metade do valor da época.
“No caso da BR-285, tiveram cortes drásticos que vão praticamente inviabilizar a obra. O único encaminhamento, além de demonstrar a indignação com o ministro Tarcísio e cobrar uma resposta, a qual ele se comprometeu a nos dar, é saber se a obra será executada. Ele disse que há possibilidade de uma recomposição orçamentária ainda no segundo semestre”, pontuou.