Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
Reportagem Especial

Com mais de 40 quilômetros de praias, Laguna é cercada por história e belezas naturais

Terra de Anita Garibaldi, o município oferece atividades de lazer para todos os gostos

Por Stefanie Machado Laguna, SC, 10/12/2022 - 15:09 Atualizado em 10/12/2022 - 15:59
O Centro Histórico de Laguna mantém viva a memória da cidade. Foto: Arquivo/Prefeitura de Laguna
O Centro Histórico de Laguna mantém viva a memória da cidade. Foto: Arquivo/Prefeitura de Laguna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

De museus às belas praias, Laguna apresenta a quem visita mais de 45 pontos turísticos, mais de 40 quilômetros litorâneos e inúmeras opções de lazer. Com atividades para todos os gostos, a segunda cidade mais antiga de Santa Catarina oferece aos turistas a tranquilidade do ecoturismo e o agito dos blocos de Carnaval. Na temporada de verão, a estimativa do Município indica um aumento de 100% na população. 

Nesta reportagem especial do Portal 4oito, percorra pelos lugares mais marcantes desta cidade histórica e seus atrativos. 

“A população de Laguna dobra porque temos muitos veranistas, pessoas vindas de Tubarão, Criciúma, Braço do Norte e de toda a região, além de turistas. Então a gente espera dobrar e, em alguns momentos até triplicar, a população durante a temporada, principalmente, entre a última semana de dezembro e primeira semana de janeiro”, afirma o secretário de Turismo e Lazer do município, Mário Bongiolo

Saiba como chegar até Laguna: 

Mais de três séculos de história

Com o título de segunda cidade catarinense mais antiga - atrás apenas de São Francisco do Sul, no Norte do estado -, história para contar é algo que não falta em Laguna. Sua fundação data há 346 anos, mais precisamente, em 29 de julho de 1676. Na realidade, seu surgimento teve início há mais de seis mil anos, com os primeiros registros de comunidades pré-históricas - dos sambaquis, pescadores-coletores. Hoje, é patrimônio histórico. 

Marco do Tratado de Tordesilhas e terra de Anita Garibaldi, o nome da revolucionária brasileira está eternizado em pontos turísticos importantes da cidade, como a ponte de acesso à Laguna, Casa de Anita e o Museu Histórico Anita Garibaldi. 

Laguna homenageia sua heroína em diversos pontos turísticos, como o Museu Histórico Anita Garibaldi. Foto: Arquivo/Prefeitura de Laguna

“O que costuma atrair pessoas para Laguna, além de todas as suas belezas naturais de praias, tem cultura, história, a Anita Garibaldi, o Centro Histórico. Toda a história de Laguna é veiculada às suas belezas naturais. É o principal produto turístico que temos. Temos outros municípios das regiões com belas praias, mas Laguna tem esse diferencial de ser uma cidade histórica e cultural”, comenta Bongiolo. 

Com mais de 130 anos, Farol de Santa Marta une história às belezas naturais do município catarinense. Foto: Arquivo/Prefeitura de Laguna

O Farol de Santa Marta, por exemplo, se tornou um símbolo turístico. Inaugurado em 1891, a torre tem uma altura de 29 metros e o seu alcance geográfico em um dia de céu limpo pode chegar a 22 milhas náuticas ou 40,7 quilômetros. A paisagem é complementada com a belíssima Praia do Cardoso. 

Belezas naturais fomentam o ecoturismo 

Além de todo o aspecto histórico, Laguna também é conhecida por ter belas praias. Uma bastante conhecida é a Praia do Mar Grosso, onde, inclusive, ocorre todos os anos uma programação especial na virada de ano. 

Mar Grosso, uma das principais praias da cidade, tem uma ampla faixa de areia, além de orla com ciclovias. Foto: Arquivo/Prefeitura de Laguna 

“Em relação ao ecoturismo, temos diversas atividades, como trilhas credenciadas, avistamentos de baleias e botos, isso só tem em Laguna. Existem passeios à cavalo. Por exemplo, na trilha de Gravatá, tem um costão com escalada. Ainda temos cachoeiras. Ecoturismo é algo que não falta em Laguna. Agora, queremos que seja mais divulgado e vamos começar a explorar mais”, ressalta o secretário. 

Para saber mais sobre, acesse o Portal de Turismo de Laguna

Infraestrutura como marca da hospitalidade

Para qualquer cidade que queira crescer no setor de turismo, a infraestrutura tem papel fundamental. É nesta direção que Laguna tem caminhado com o objetivo de aprimorar, cada vez mais, a hospitalidade para quem visita. A cidade também oferece opções de hotelaria e pousadas. Veja aqui onde ficar.  

“Laguna está em um momento de transformação. Estão sendo feitas obras por toda a cidade, porque necessitava de uma infraestrutura melhor para atrair mais turistas, além dos veranistas e moradores”, enfatiza. 

A famosa Ponte Anita Garibaldi, que dá acesso a Laguna, é um espetáculo à parte. Foto: Arquivo/Prefeitura de Laguna

“Estamos preparando o município com um sistema altamente moderno, com calçada padronizada, ciclofaixas, ciclovias. Também estamos asfaltando a beira-mar e implementando um sistema binário. Então, as obras estão sendo elaboradas tanto para a mobilidade de quem mora aqui quanto para ter uma boa infraestrutura para receber os turistas”, salienta Bongiolo. 

Calendário recheado de eventos 

Outro motivo que atrai turistas todos os anos para Laguna são as programações artísticas e culturais do município, especialmente, na temporada de verão. Além dos tradicionais blocos de Carnaval, a cidade também conta com campeonato de surfe, atrações nacionais e festa combinada à gastronomia. 

No ano novo, as comemorações ocorrem na Praia do Mar Grosso e também no Farol de Santa Marta. “É um calendário de eventos bem recheado para quem quiser vir e aproveitar bastantes atrações”, conclui o secretário. 

Confira algumas atrações e eventos deste verão em Laguna: 

  • 30 de dezembro - Show do Luan Santana 
  • 31 de dezembro - Réveillon na Praia do Mar Grosso e no Farol de Santa Marta 
  • 7 de janeiro - Porcada Summer
  • 21 de janeiro - Churrascada Laguna 
  • 28 de janeiro - Show Nacional com Mari Fernandez

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito