Em meio a crise causada pela pandemia de coronavírus, os estabelecimentos comerciais tem que inovar para amenizar a queda na arrecadação. A alternativa para continuar as vendas, é ampliar o atendimento via delivery, com a compra podendo ser realizada via telefone ou até muitas vezes via aplicativo no celular.
Em uma cervejaria de Içara, a crise bateu com menos força graças as entregas à domicílio. A diminuição nas vendas foi entre 30% a 50%. "Tivemos uma queda brusca no primeiro momento com todos os pontos de venda fechados, mas nos reinventamos no modelo de tele-entrega", comentou o sócio Alex Michels.
O procedimento de isolamento social, medida mais efetiva para barrar o avanço da doença, tem evitando reuniões de amigos, festas, eventos em que é maior o consumo de cerveja. A conta chega no custo da empresa, segundo Michels. "A margem de lucro ficou muito achatada. Antes para fazer vender 30 litros era necessário uma entrega, agora são seis", exemplificou.
Fazendo cerveja desde 2012, mas fabricando efetivamente para venda a três, o empresário replicou uma frase que escutou de Zefiro Giassi para definir o momento. "Custo é igual unha, tem que cortar todo dia, mas agora temos que cortar toda hora", brincou.